site statistics

Como plantar girassol em vaso: técnica simples e fácil para ter flores lindas em casa

A seguir, você aprenderá como plantar essa linda flor em vaso

Se você é um apaixonado por flores, deve conhecer o girassol. Por ser uma planta de grande valor ornamental, é ótimo ter uma em casa. Nesse sentido, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 09 de fevereiro, como plantar girassol em vaso.

À princípio, esta planta decorativa necessita de bastante espaço para crescer, mas hoje, você aprenderá a plantar girassol em vaso de forma simples e prática. Em outras palavras, simplificaremos o método de plantio para você ter essa linda flor em casa.

Veja também: Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

Girassol - Foto: Canva
Girassol – Foto: Canva

Iniciando o processo

Primeiramente, é preciso escolher as sementes que darão origem ao seu girassol. Então, na hora da escolha, prefira as sementes de girassol-anão, pois essa espécie não cresce tanto e se desenvolve bem em vasos. Opte também por substratos que possuem aparência escura, que são mais ricos em matéria orgânica.

Plantio de girassol

De antemão, o método de plantio é simples, pois esta planta se reproduz por sementes que podem ser compradas facilmente. Contudo, para que você obtenha os melhores resultados, é fundamental que a semente seja plantada em um vaso de dimensões 30×40 cm ou 60×73 cm.

Lembre-se que, para que as sementes realmente cresçam, elas não podem ser depositadas no fundo do vaso. Ou seja, coloque primeiro o substrato até mais da metade do vaso. Nesse sentido, o ideal é que a semente seja plantada de 08 a 10 centímetros da superfície.

Como regar

Primordialmente, é importante que as regas sejam feitas durante a manhã ou tarde. Regue a sua plantinha diariamente de modo que  o substrato fique úmido. Em contrapartida, tenha cuidado para não encharcar e causar problemas à sua flor.

Você vai gostar: Como plantar lavanda no vaso: confira essas dicas essenciais que farão toda diferença

Luminosidade

Em primeiro lugar, o girassol é uma planta que necessita de muita luz solar e se adapta bem a ambientes quentes. Dessa forma, para cultivá-lo em vaso, dê preferência para locais que recebam diretamente a luz do sol. Assim, a sua plantinha responderá melhor a locais como janelas e parapeitos.

Essencialmente, esta planta precisa de, no mínimo, 05 horas de exposição à luz do sol. Atente-se para que a sua flor receba toda a iluminação necessária, pois isso evitará o desenvolvimento de futuros problemas de crescimento.

Adubos para girassol

Sobretudo, assim como todos os vegetais, o girassol carece de alguns nutrientes base para desenvolvimento e crescimento saudável. Esses nutrientes essenciais são nitrogênio, fósforo e potássio, que podem ser encontrados em compostos orgânicos.

De antemão, você pode misturar ao substrato da sua planta, cascas de banana, pó de cascas de ovo, restos de cenoura, e talos de couve ou brócolis. Esses componentes são ricos em nutrientes base para que a sua plantinha se desenvolva bem.

Agora que você já sabe como plantar girassol, como fazer a rega corretamente e como adubar, basta colocar em prática as dicas dadas para que você tenha essa linda planta florida, sempre saudável e decorando o seu lar.

Leia mais: Como fazer compostagem: veja como ter o melhor resultado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies