site statistics

Plantas de meia-sombra: 4 espécies para cultivar em casa

Nesta matéria, você conhecerá algumas plantas de meia-sombra para embelezar o seu lar

É possível que nem toda casa ou apartamento possua quintal, ou varanda para cultivar algumas espécies vegetais que precisam de muito sol. Por isso, hoje, 09 de fevereiro, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra a você algumas plantas de meia-sombra para cultivar em casa.

Antes de mais nada, você precisa saber que todas as plantas necessitam de algum tipo de luz, seja a solar ou artificial. Nesse sentido, as espécies a seguir são consideradas plantas de meia-sombra, pois não necessitam de luz de sol pleno. Ou seja, sobrevivem e crescem bem sem a luz solar direta.

Veja também: Conheça os benefícios da couve e saiba seus efeitos nutritivos para a saúde

Lírio-da-paz - Foto: Canva
Lírio-da-paz – Foto: Canva

Dicas de plantas de meia-sombra

Eventualmente, existem locais onde moramos que não são propensos para o cultivo de algumas espécies, como as que precisam de sol pleno. Entretanto, você conhecerá a seguir, algumas plantas que crescem bem em ambientes de pouca luz solar e que são ótimas para decorar o seu lar.

1.Bromélias

A princípio, as bromélias são plantas que pertencem à família Bromeliaceae. São nativas da América do Sul e de regiões de clima tropical, que possuem clima quente e úmido. Apresentam fácil adaptação às diversidades climáticas.

Acima de tudo, para cultivar uma bromélia, atente-se ao substrato. Estas plantas se desenvolvem melhor em xaxins e com substrato composto por fibras de coco. Mantenha uma boa drenagem do solo para que a sua plantinha cresça e se desenvolva bem.

Você vai gostar: Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

2.Maranta

Pertencente à família Marantaceae, a maranta é uma espécie muito comum de ser usada em casas e apartamentos. Por possuir cores variadas, é uma ótima opção para decoração e arranjo com outras ornamentais.

Sobretudo, esta espécie desenvolve-se melhor em regiões quentes e úmidas, não suportando períodos secos. Nesse sentido, as regas devem ser realizadas diariamente. Lembre-se de manter sua plantinha longe da luz solar direta, pois, as folhas podem ser prejudicadas.

3.Lírio-da-paz

O lírio-da-paz é uma planta de meia-sombra, com origem na América Central, América do Sul e Ásia. Sendo uma herbácea que apresenta grandes folhas verdes, esta ornamental pode crescer e alcançar de 40 a 90 centímetros de altura.

Nesse sentido, é preciso ter alguns cuidados essenciais quando se trata da rega desta plantinha. Esta espécie necessita de substrato úmido, portanto, regue diariamente. Tenha cuidado para não encharcar ou deixar sua planta por muito tempo sem água, pois, essas situações podem comprometer o desenvolvimento das folhas.

4.Zamioculca

Primeiramente, a zamioculca é originária da África, pertencente à família Araceae, possuindo um longo ciclo de vida. Esta planta cresce de 40 a 60 centímetros de altura, podendo ser facilmente cultivada em vasos.

Em suma, as regas devem ser feitas quando o substrato apresentar-se superficialmente seco. As zamioculcas possuem caules que preservam grande quantidade de água, que é uma vantagem em períodos secos. Desse modo, o substrato utilizado deve ter boa drenagem.

Agora que você já conhece algumas plantas de meia-sombra, basta colocar em prática as dicas que você aprendeu. Com os cuidados certos, estas plantas crescerão saudáveis e bonitas, contribuindo ainda mais para a decoração do seu lar.

Leia mais: Como plantar beterraba em vaso: método fácil para cultivar em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies