site statistics

Como plantar lavanda no vaso: confira essas dicas essenciais que farão toda diferença

Veja o simples passo a passo para desfrutar do aroma e da beleza dessa planta

Uma planta cujas marcas principais são a beleza e o cheiro, mas que também possui qualidades que permitem utilizá-la para fins medicinais. Assim, podemos conceituar a lavanda. E hoje, dia 23 de janeiro, no blog AgroNews, do site Jornal Prime, você vai aprender como plantar lavanda no vaso.

A alfazema, que é um outro nome para essa planta, tem origem na região do mediterrâneo. Ela possui 25 espécies das quais, no Brasil, as que melhor se adaptam ao clima tropical são a lavandula dentata e a lavandula angustifolia. Diante dessas informações, veja como plantar lavanda no vaso e espalhar na sua casa o delicioso aroma que ela produz.

Veja também: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Como plantar lavanda no vaso

Como plantar lavanda no vaso - Foto: Pixels
Como plantar lavanda no vaso – Foto: Pixels

O processo de plantação da alfazema não exige procedimentos muito complexos, ou seja, é tudo bem simples. Assim, também são os materiais necessários que você deve preparar para o cultivo desse arbusto. De início, você vai precisar de:

  • Um vaso;
  • Uma muda de lavanda;
  • Solo adubado;
  • Local ensolarado.

Organização do vaso

No caso dos vasos, os requisitos necessários são os mesmos para a plantação de outras mudas: tamanho de pelo menos 40 cm e com furos no fundo para permitir a drenagem da água. Já o solo que será colocado nesse recipiente, deve ser adequado às características da lavanda.

Nesse caso, como elas preferem solos secos, você pode usar areia. Pois, assim, facilitará a drenagem da água, já que ela vai escoar com mais facilidade. Além disso, adicione à areia adubo orgânico para enriquecê-la de nutrientes que as raízes irão absorver.

Leia também: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Processo de plantação da lavanda no vaso

Uma vez que o recipiente já está pronto e com o substrato ideal, é hora de separar uma muda de lavanda e colocá-la no vaso. Um cuidado que você deve ter é com a saúde do arbusto que você vai plantar. Escolha um que esteja bem verde e sem folhas amareladas, pois este é um sinal de que ele está saudável.

Depois de colocado no vaso, a sua alfazema deve ser regada. Nada muito exagerado. Você pode colocar água uma vez ao dia, pois ela não gosta de solos úmidos. Além disso, é preciso expô-laao sol. Quanto mais ela receber os raios solares, melhor. Alguns especialistas recomendam pelo menos 8 horas diárias de luz solar.

Doenças e pragas

De maneira geral, a lavanda não é uma planta que sofre tanto com pragas. No entanto, ainda é possível o ataque de fungos. Isso costuma ocorrer se o nível de umidade estiver muito alto. Por esse motivo, também é indicado molhar a planta apenas quando o solo estiver totalmente seco e garantir uma boa drenagem da água despejada. 

Portanto, agora você já sabe como plantar lavanda no vaso, pode observar que se trata de um processo bem simples. Basta seguir à risca cada um desses passos, e seus arbustos crescerão fortes e saudáveis.

Saiba mais: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies