site statistics

Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

Veja como construir o seu vaso a partir de elementos que você já possui casa

É comum que nossas plantas de vasos sofram com o excesso de água ou pela falta dela. Isso porque a correria do dia a dia nos absorve parte da atenção e, então, às vezes pecamos pelo exagero, outras pela omissão. Esses extremos prejudicam a saúde e o desenvolvimento das plantas. Portanto, para resolver essa situação, hoje, dia 31 de janeiro, no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como fazer vaso autoirrigável.

Leia mais: Como plantar kiwi em vaso: conheça as maneiras mais eficazes

Com essa tecnologia, aquelas horas, antes gastas na regagem, tornam-se tempo extra. Você pode ainda viajar por dias, sem se preocupar se suas plantas sobreviverão ao tempo seco, etc. Então, veja que, tempo e liberdade, são alguns dos benefícios que você pode conseguir ao descobrir como fazer vaso auto irrigável. E você aprende isso de maneira muito simples. Saiba como.

Como fazer vaso autoirrigável caseiro

como fazer vaso autoirrigável - Foto: Freepik
como fazer vaso autoirrigável – Foto: Freepik

A técnica para fabricação dos vasos torna-se ainda mais simples com a utilização de itens recicláveis. Basicamente, os materiais que você precisará são:

  • Uma garrafa pet;
  • Uma tesoura;
  • Um tecido ou barbante;
  • Terra.

Passo a passo de como fazer vaso autoirrigável

Após recrutar os materiais, inicie a construção cortando ao meio a garrafa. Com isso, a parte de cima vira algo como um funil, e a parte inferior se transforma em um recipiente cilíndrico. Nele é que ficará a água da irrigação.

O lado superior, de formato afunilado, receberá a terra, devidamente adubada, na qual a sua muda será plantada. Já o lado inferior funcionará com reservatório de água para ela. Contudo, antes, é necessário atravessar um pano, ou barbante, pelo buraco menor desse novo vaso. Esse é o grande segredo dessa tecnologia de vasos irrigados.

Veja que o tecido será o canal por onde a água subirá para alimentar as raízes da planta. Além disso, ele também tem a função de impedir que a terra caia no reservatório de água. Para que isso aconteça, faça um nó no meio dele e o atravesse pelo que antes era a boca da garrafa, de modo que o nó dado sirva como tampa para que o substrato não passe para a água.

Veja também: Como plantar cheiro verde em vasos: olha essas dicas incríveis que você vai amar

Feito esse procedimento, encaixe a parte superior da garrafa na parte de inferior. A boca da garrafa deve ser colocada para baixo. Essa deve ser a estrutura básica do seu vaso autoirrigável. O pano, que liga às duas divisões absorve a água que umedece a terra e, por sua vez, é também absorvida  pelas raízes.

Finalmente o vaso está pronto. Adicione a terra adubada, plante a sua muda e coloque água. Quando você regar pela primeira vez, a água molhará a terra e descerá ao reservatório para autoirrigar a sua planta.

Cuidados necessários

Assim como foi feito com garrafas pet, você também pode fazer com garrafas maiores, baldes, etc. Entretanto, é preciso se atentar para o tempo de reposição da água. Isso varia muito entre as plantas. Se for manjericão, por exemplo, é necessário regar a cada 10 dias, mas isso não serve para todas as plantas.

Além disso, caso tenha o cuidado de não deixar água acumulada no vaso. Isso pode acontecer em caso de exposição à chuva ou se regado em excesso. A dica é fazer pequenos furos nos lados da região superior do vaso, onde fica a terra. Para que essa água, se acumulada, escoe por eles.

Então, você já entende como fazer vaso autoirrigável a partir de materiais recicláveis. São procedimentos muito simples, com custo zero e já é possível iniciar agora mesmo.

Saiba mais: Como plantar lavanda no vaso: confira essas dicas essenciais que farão toda diferença

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies