site statistics

3 plantas de sombra que vão deixar sua casa ainda mais charmosa

Traga a beleza para sua casa com essas plantas sem tanto trabalho

As plantas sempre fizeram parte da vida dos seres humanos. No Éden, estavam por toda parte. Continuaram espalhadas pelas primeiras comunidades e reinos de ambientes ainda rurais. Hoje, as casas possuem sempre um jardim ou quintal para colocá-las. Mas, se este não é o seu caso, você pode ainda cultivá-las em casa mesmo. Hoje, 03 de fevereiro, no AgroNews, do Jornal Prime, você verá quais plantas de sombra são as melhores para esse fim.

Apesar de ser uma necessidade natural das plantas a exposição aos raios solares, há tipos que podem ser cultivados em lugares claros, arejados, mas sem a incidência de sol. Então, para quem ama plantar, mas mora em apartamentos ou casas pequenas, onde não há espaço para árvores grandes, canteiros ou jardins, aderir às plantas de sombra pode ser uma ótima opção. 

Leia mais: Plantas fáceis de cuidar em casa e que deixam o ambiente ainda mais belo

Plantas de sombra

plantas de sombra - Foto: Pixels
plantas de sombra – Foto: Pixels

Essas plantas possuem vários benefícios, sendo um dos principais é a ornamentação. Para quem quer melhorar a decoração do espaço doméstico com belas plantas que não pedem tantos cuidados, a lista a seguir serve como uma boa sugestão.

1.Antúrio

Planta de origem latino-americana, o antúrio se destaca pela sua beleza. Com baixa estatura – ideal para vasos –, as folhas chamam a atenção, algumas pelo verde intenso e outra por um vermelho encantador.

Na verdade, são essas folhas vermelhas que dão todo o charme à planta. Elas se chamam brácteas e possuem formato de coração. Nelas nasce uma haste amarela – para colorir ainda mais – chamada espádice, onde brotam pequenos pontos pretos, as flores do antúrio.

Como é uma planta de sombra, a exposição ao sol pode prejudicá-la. Por iss,  deixe-a em um local iluminado, bem ventilado, mas sem contato com a luz solar.

Geralmente, o antúrio já é comercializado com o substrato considerado ideal. Contudo, caso você tenha que plantá-lo, utilize terra e substrato específico. Além disso, coloque fertilizantes a cada três meses. Quanto à rega, deve acontecer duas ou três vezes por semana.

2.Costela-de-Adão

A Monstera deliciosa recebe o nome de costela-de-adão devido ao formato de suas folhas recortadas, formando um desenho semelhante a de uma costela. Além do seu belo visual, essa planta também é muito querida devido a sua fácil manutenção.

O sol forte deixa suas folhas amareladas, esburacadas e pode reduzir seu tempo de vida. Por isso, ela deve ficar em um lugar de meia sombra, iluminado e arejado.

É recomendado que você troque o vaso todo ano. O solo deve ser rico e permitir a drenagem da água. Aliás, você deve regá-la duas vezes por semana.

Veja também: Plantas repelentes que você precisa ter em casa: afasta mosquitos e baratas

3.Espada-de-São-Jorge

Planta de origem africana, a Espada-de-São-Jorge é de fácil cultivo e muito adaptável. Ou seja, ela pode ficar tanto em um ambiente de alta exposição ao sol, como em outro mais ensombreado.

A regagem deve ser feita entre uma e duas vezes semanais. E, como ela é mais comum em vasos, é necessário garantir saídas para a drenagem da água. Isso também serve para o solo, que deve ser rico em nutrientes e solto, para não deixar a terra muito úmida.

Cuidados necessários com as plantas de sombra

Os cuidados que devem existir já foram de certa maneira, pontuados em cada uma das plantas listadas. No entanto, atente-se também para as possibilidades de doenças e pragas que podem acometer as plantas. Realize pulverizações sempre que necessário.

Portanto, você agora conhece algumas das espécies de plantas de sombra que podem ser cultivadas em casa. Escolha, então, a sua favorita, prepare bem o local e comece a enfeitar a sua residência.

Saiba mais: Cacto amarelado? Saiba o que fazer para revitalizar sua plantinha

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies