site statistics

Como plantar cheiro verde em vasos: olha essas dicas incríveis que você vai amar

Veja a melhor maneira de cultivar uma das plantas mais populares do país

Uma das plantas mais populares do país, o cheiro verde, predomina nas hortas caseiras e é uma arma importante para todos aqueles que querem deixar mais saborosos os alimentos. Por isso, neste dia 24 de janeiro, aqui no blog AgroNews do site Jornal Prime, você vai aprender como plantar cheiro verde em vasos de maneira simples e eficiente.

Essa planta possui vários nomes em todo o Brasil: seja salsa, salsinha ou mesmo cheiro verde, como é mais comum. Além disso, ela é muito vendida nos supermercados e nos mercadinhos em  saquinhos. Contudo, se você souber como plantar cheiro verde em vasos, não será preciso comprá-lo todo dia. Ao invés disso, você o terá, fresco, dentro de casa, e disponível a qualquer momento. 

Leia também: Descubra como plantar alface na água: técnica que vem crescendo e facilitando o cultivo

Como plantar cheiro verde em vasos

Em um primeiro momento, antes de sair plantando, é necessário que você prepare o vaso que receberá as raízes. Ademais, cuide da terra onde você depositará o cheiro verde e decida se a plantação será com raízes de plantas já usadas ou com sementes, após a germinação.

Como plantar cheiro verde em vasos - Foto: Pixels
Como plantar cheiro verde em vasos – Foto: Pixels

Preparação dos vasos e da terra

Para os vasos, a dica mais importante é que eles devem ser furados no fundo a fim de possibilitar a drenagem da água. No entanto, quando se fala do melhor solo para a plantação da salsinha, há informações mais essenciais. Você pode prepará-lo com :

  • Brita, colocada no fundo do vaso para drenar a água;
  • Terra;
  • Coloque areia;
  • Húmus de minhoca;
  • Farinha de ossos.

Os dois últimos pontos servem como adubo orgânico. Portanto, lembre-se de misturar bem para que as raízes absorvam os nutrientes mais facilmente.

Plantação do cheiro verde em vasos

Na fase de plantação propriamente dita, você pode optar entre reaproveitar as raízes do cheiro verde que você usa na cozinha ou utilizar sementes. No primeiro caso, o processo é mais simples, pois basta que você faça a poda das folhas que ainda existam, cavar um buraco na terra do vaso e plantar essas raízes.

Já na segunda situação, em que você vai utilizar as sementes, é necessário, primeiro, que elas enraízem. Para isso, você pode usar uma sementeira e, em cada compartimento dela, colocar um pouco da terra que será usada no vaso.

Em seguida, você pode usar o seu dedo indicador para fazer pequenas covas onde ficarão as sementes. Depois, basta semear, três ou quatro por cova, e cobrir com um pouco da mesma terra. Além disso, use um borrifador para regar, uma ou duas vezes por dia.

Após 20 dias sua sementeira já possuirá várias pequenas mudas de cheiro verde com tamanho superior a 12 cm. Nesse momento, você já pode plantar a muda no vaso previamente preparado. Por fim, basta colocar em um local que receba luz solar e continue regando 2 vezes por dia. Lembre-se ainda de fazer a adubação a cada 10 dias.

Saiba também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Possíveis pragas

O cheiro verde é uma planta suscetível à ação de algumas pragas, como formigas, pulgões e cochonilha. Nesse caso o combate é feito com o uso de naftalina na terra. Entretanto, há ainda fungos que acometem suas folhas. E nesse caso, recomenda-se o uso de vinagre dissolvido em água, 6 ml de vinagre em 100 ml de água, aplique frequentemente nas plantas.

Então, com essas dicas, você já sabe como plantar cheiro verde em vasos e já é capaz de fazer boas hortas na sua casa. Basta agora que você coloque em prática tudo que aprendeu nesse artigo e em pouco tempo suas hortas estarão bem verdes.

Veja mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies