site statistics

Como plantar cenoura em vaso: saiba a maneira mais fácil e correta

Acompanhe a leitura para aprender como plantar cenoura em vaso corretamente e trazer esse importante alimento para dentro da sua casa de maneira simples e saudável.

A cenoura faz parte da alimentação do brasileiro há muito tempo e de muitas formas, e aprender como plantar cenoura em vaso pode facilitar muito o seu acesso a esse importante tubérculo de maneira fácil e saudável. Por isso, hoje, no dia 24 de janeiro de 2022,  aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você entender o passo a passo desse processo. Continue a leitura.

A cenoura possui muitos nutrientes e, principalmente, betacarotenos. O betacaroteno se transforma em vitamina A e é o que dá a cor laranja aos alimentos. Este é um importante antioxidante capaz de prevenir doenças graves, como o câncer. Ao aprender como plantar cenoura em vaso, você garante não só a alimentação de sua família, mas também sua saúde.

Para sua horta ficar ainda mais rica, leia também: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Como plantar cenoura em vaso: saiba a maneira mais fácil e correta - Foto: Pixabay
Como plantar cenoura em vaso: saiba a maneira mais fácil e correta – Foto: Pixabay

Passo a passo sobre como plantar cenoura em vaso

Então, vamos lá. Para entender como plantar cenoura em vaso, você deve seguir algumas dicas básicas que vamos apresentar.

Vaso e estrutura

Primeiramente, você deve entender que a cenoura é uma raiz comestível, e por isso, a parte interessante fica embaixo da terra. Assim, é muito importante que você tenha um vaso suficientemente fundo para que ela possa crescer e ficar robusta.

Com isso, o ideal é plantar cenoura em vaso que tenha uma profundidade não menor que 25 cm. Se você quiser plantar mais cenouras em um mesmo vaso, prefira os com raio maior que 15 cm. Neste caso, você poderá plantar de 4 a 5 cenouras em um mesmo lugar.

Certifique-se de deixar de 5 a 7 cm de distância entre as sementes, para que elas possam crescer livremente, e para que não haja o esgotamento dos nutrientes da terra para cada cenoura. Sendo assim, você também precisará deixar o vaso em um local com iluminação do sol constante, nada de sombra.

Por fim, a terra deve ser leve e bem nutrida. A cenoura precisa de espaço e nutrientes para crescer, e isso jamais acontecerá em uma terra pesada ou seca.

Veja também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Cuidados necessários

Além dos cuidados preliminares com o vaso, a posição em relação à luz e a terra escolhida, as cenouras precisam de água em abundância para crescerem suculentas. Por isso, você deve regar diariamente.

Tome cuidado, contudo, com o excesso de água. Certifique-se de que o seu vaso tenha a vazão correta, para que a terra não fique encharcada ao regar. Também será necessário fertilizar a terra. Para isso, você pode comprar um fertilizante e adicionar húmus de minhoca, aplicando uma vez por semana.

Crescimento e colheita das cenouras

Durante o período de crescimento, é muito importante que você recubra de terra as suas cenouras. Isso porque, conforme a cenoura cresce, parte da raiz fica para fora da terra. Se você não recobrir, essa parte crescerá sem nutrição, e não será uma cenoura inteiramente suculenta.

Observar a cor da folha é a maneira correta de entender a saúde do tubérculo. A folhagem deve ser de um verde vívido, o que garante que a raiz está crescendo devidamente. Seguindo as orientações corretamente, você poderá colher e desfrutar de suas cenouras entre 75 e 100 dias. Lembre-se de alternar o plantio com outros vegetais e plantas, para que a terra ganhe tempo para recompor os nutrientes.

Agora que você já sabe como plantar cenoura em vaso, não deixe de aplicar seus conhecimentos para cuidar da sua alimentação e de sua família. Existem muitas espécies de cenouras que você pode escolher para cultivar, e todas elas são ricas em nutrientes para garantir saúde e bem-estar!

Você também pode gostar de: Como plantar orquídeas em vaso: veja como é simples e rápido

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies