site statistics

5 fatos sobre energia fotovoltaica que você vai gostar de descobrir

Você sabia que a energia fotovoltaica é usada pela Nasa e que funciona também em dias nublados?

Já pensou economizar na conta de luz com o uso da energia fotovoltaica? Esse é um dos assuntos mais pesquisados nos últimos anos em decorrência do aumento da energia elétrica. Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar o motivo de as pessoas buscarem novas alternativas para gerar economia.

A energia fotovoltaica faz uso do sol como fonte de abastecimento para as casas. Assim, com ela, é possível gerar luz, aquecimento, funcionamento de aparelhos eletrônicos, e outros, tudo por meio dos raios solares que chegam com bastante incidência aqui no Brasil.

Em seguida, leia também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

5 fatos sobre a energia fotovoltaica que você precisa saber

7 fatos sobre energia fotovoltaica que você vai gostar de descobrir
7 fatos sobre energia fotovoltaica que você vai gostar de descobrir – Foto: Pixabay

Para o funcionamento do sistema, são instaladas placas solares em cima do telhado, no qual essa fonte de energia é convertida em luz. O diferente neste caso é que, quando a pessoa produz sua própria energia por meio da energia fotovoltaica, isso é sentido no bolso.

Portanto, separamos 7 fatos que você precisa saber que vão te ajudar na hora de instalar um sistema em casa. Assim, obterá, no final do mês, aquela economia tão desejada na conta de luz:

1.A energia é produzida também à noite

É normal pensar no assunto de energia fotovoltaica com o dia ensolarado. Mas, é possível fazer esse sistema funciona também a noite. Mas, como assim? A fonte da energia fotovoltaica é o sol, e mesmo que ele não apareça a noite, o sistema funciona no chamado on grid. Ou seja, são conectados à rede de distribuição da cidade local.

Assim, o sistema de energia fotovoltaica produz a energia durante o dia e, à noite, utiliza a energia da rede. Em dias de calor intenso, é gerada mais energia do que o necessário, formando créditos com a rede de distribuição.

Também, para funcionar a noite, o sistema da energia fotovoltaica faz uma reserva de armazenamento por meio de baterias, que ficam carregadas e são usadas nos períodos noturnos. Por isso, o sistema é uma ótima alternativa para locais isolados, como fazendas e sítios.

2.Ajuda o meio ambiente

Diferente da produção de energia tradicional, que prejudica o meio ambiente, ao fazer uso de hidrelétricas, com a energia fotovoltaica, a pessoa, além de economizar energia, contribuirá com o meio ambiente. Isso porque a energia do sol é limpa, livre de produção através de combustíveis fósseis, que são responsáveis por grande parte da poluição existente no mundo atual.

3.É usada pela Nasa

Até a Nasa, a Agência Espacial Americana, faz uso da energia fotovoltaica em seus sistemas no espaço desde 1960. Ou seja, isso funciona com a instalação em painéis solares nas missões espaciais, gerando quantidades de energia para abastecer longas jornadas.

Também, veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

4.Está agregada ao aquecimento solar

A energia fotovoltaica também pode ser bastante aproveitada se for instalada junto com um aquecedor solar, que também usa o sol como fonte de energia. Neste caso, tem a função de aquecer a água da casa somente com a luz solar.

Portanto, já imaginou ter uma residência totalmente sustentável, com toda a energia fornecida pelo sol? É essa a função dos dois sistemas que podem trabalhar em conjunto, gerando cada vez mais economia.

7. Poupa dinheiro no bolso

Mas, como a energia solar é capaz de fazer com que você economize na conta de energia? A resposta está nos créditos que ela fornece. O excedente produzido pelo sistema de energia solar fotovoltaico é enviado para a distribuidora, que utiliza este crédito para abater da conta de energia do imóvel em até 60 meses.

O Brasil é um dos países que mais recebe incidência dos raios solares durante o ano, e dificilmente temos aquele tempo fechado. Por isso, a energia fotovoltaica é super bem aproveitada por aqui, e pode ser a alternativa de economia certa que tanto procuramos no bolso.

Para concluir, saiba mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies