site statistics

Saiba como fazer irrigação com garrafa PET: sistema simples que suas plantas vão agradecer

Saiba como irrigar sua horta ou quintal utilizado um sistema de irrigação com garrafas pet

Quem não quer ter um quintal ou uma horta que chame a atenção de quem olha? Obviamente que todo mundo. E um dos segredos para conseguir isso é irrigando adequadamente em intervalos regulares. Sendo assim, hoje, 01 de março, o Agronews, do Jornal Prime, mostrará como fazer irrigação com garrafa PET.

Irrigar seu jardim ou sua horta pode ser uma tarefa mais fácil do que parece. É bem verdade que alguns sistemas de irrigação acabam custando um bom dinheiro. Isso, muitas vezes, impossibilita a aquisição de um desses sistemas. Diante disso, aprender a como fazer irrigação com garrafa PET torna-se uma opção excelente para quem busca bons resultados aliado a baixo custo.

Leia também: como plantar cheiro-verde em vaso e aproveitar todos os benefícios desse tempero

Saiba como fazer irrigação com garrafa PET sistema simples que suas plantas vão agradecer – foto: Pixabay

Aprendendo a como fazer irrigação com garrafa PET

Como já foi dito, o sistema de irrigação com uso de garrafas PET alia praticidade e economia. Isso porque são necessários poucos componentes para montá-lo, que possuem um custo muito baixo. Existem algumas formas de montar esse sistema de irrigação, dependendo do que se deseja. Então, veremos três formas de fazê-lo.

Irrigar com a garrafa suspensa

A primeira forma que veremos é extremamente simples, indicado para irrigar plantas individualmente. Esse sistema é bastante eficiente, apesar de ser totalmente manual.

Materiais utilizados:

  • 1 garrafa PET;
  • Arame;
  • 1 piquetes ou estaca de madeira de mais ou menos 30 cm.

Montagem:

Faça um furo na tampa da garrafa PET. Faça um furo também no meio da garrafa para entrar ar e o gotejamento ser facilitado. Em seguida, finque o piquete de madeira no solo ao lado da planta. Por fim, prenda a garrafa no piquete utilizando o arame. Pronto, agora é só colocar água.

Confira também: como cultivar bambu da sorte na água: faça agora mesmo em casa

Irrigar com a garrafa no solo

Essa forma é tão simples quanto a primeira. A grande diferença é que nesse método, a garrafa estará dentro do solo, irrigando diretamente na raiz da planta.

Materiais utilizados:

  • 1 garrafa PET;
  • Espuma.

Montagem:

Faça dois furos no fundo da garrafa PET. Certifique-se que o gotejamento está a contento. Em seguida, faça um buraco entre as plantas que cubra pouco mais da metade da garrafa. Coloque uma espuma dentro do buraco. Por fim, coloque a garrafa no buraco. Está pronto o sistema de irrigação.

Irrigar com garrafa PET e mangueira

Uma forma de irrigar uma área extensa com apenas uma garrafa PET é utilizar uma mangueira ligada a uma torneira. Esse método é ótimo para regar jardins e hortas. Com esse sistema ganha-se tempo e não é necessário encher as garrafas com água manualmente. Essa tarefa é feita pela mangueira.

Materiais utilizados:

  • 1 garrafa PET;
  • 2 piquetes de madeira com cerca de 20 cm;
  • Mangueira;
  • Arame.

Montagem:

Faça furos na garrafa conforme a direção que se deseja que a água vá. Fixe dois piquetes no chão e amarre a garrafa neles com o arame. Fure a tampa da garrafa o suficiente para entrar a mangueira. Introduza a mangueira dentro da garrafa pela tampa furada. Está terminado o sistema de irrigação. Pois, agora é só ligar a água e irrigar o jardim ou a horta.

Como visto, aprender como fazer irrigação com garrafa PET é ótimo para quem deseja irrigar suas plantas de maneira prática e barata. Não é preciso grande conhecimento em irrigação para desenvolver e utilizar esses sistemas. Lembrando que você pode fazer as adaptações que julgar necessárias para suprir as suas necessidades.

Assim, antes de sair, leia também: como cultivar jabuticabeira em vaso: dicas que você só encontrará aqui

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies