site statistics

Como cuidar de morangos em casa: dicas essenciais para uma boa produção

Dicas simples e fáceis para você cuidar de morango em casa e ter uma produção com frutas saudáveis e 100% orgânicas

Nesta terça-feira, 01 março, a dica que trazemos é sobre como cuidar de morangos em casa. São truques simples e muito fáceis de fazer, mas que o resultado te encantará positivamente. Fique atento ao Agronews, do Jornal Prime, pois, sempre tem sugestões simples, porém, super úteis.

Você já tem o conhecimento de que o morango é uma das frutas que mais agrotóxicos contém. Do contrário, também é uma fruta que traz inúmeros benefícios à nossa saúde, com apenas 38 calorias por cada 100 gramas. Ou seja, só com essas duas informações já é uma boa pedida cultivar a fruta de forma orgânica. Logo abaixo, daremos algumas dicas de como cultivar morangos em casa.

Assim, leia mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Como cuidar de morangos de forma simples para uma boa produção caseira

O Fragaria × ananassa, nome científico do morango, é, na verdade, considerado uma pseudo fruta, pode ser também uma hortaliça. Mas, para evitar confusão e entrar em uma seara científica, ficamos apenas com os belos benefícios do morango.

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Auxílio no bom funcionamento do sistema digestivo;
  • Anti-inflamatório;
  • Combate o envelhecimento da pele;
  • Melhora a capacidade mental;
  • Previne o câncer.

Só essas qualidades já são o suficiente para nunca mais comprar morangos comerciais, passando a cultivá-los em casa, de forma 100% orgânica. Porém, reforçamos que é rico em vitaminas C, A, E, B5 e B6, bem como, têm cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Mas, vamos ao que interessa, que é como cuidar de morangos em casa. Essas dicas vão ajudar você a colher essa fruta (ou hortaliça?) mais saudável, maiores e mais saborosas.

Portanto, confira também: Como plantar cheiro-verde em vaso e aproveitar todos os benefícios desse tempero

Como cuidar de morangos em casa: dicas essenciais para uma boa produção - Reprodução Canva Pro
Como cuidar de morangos em casa: dicas essenciais para uma boa produção – Reprodução Canva Pro

Compre mudas

Isso aí mesmo, pois é mais fácil e rápido que tentar fazer mudas com os morangos comprados em mercados, por exemplo. Normalmente, eles são hidropônicos e produzidos em laboratórios. Compre uma muda de qualidade, na agropecuária ou floricultura de sua preferência e confiança. Assim, é mais garantido que floresça e dê frutos.

Sempre faça o arejamento do morango

Em outras palavras, é retirar as folhas secas e amareladas, que precisam ser eliminadas. Com este simples gesto, você ajuda que a sua planta dê morangos com mais qualidade. As folhas amarelas trarão pragas, além de muita umidade para as outras folhas que estão bonitas. Além disso, as folhas amarelas roubam nutrientes das folhas bonitas e boas.

Cuidado com a rega

Você jamais deve fazer a rega por cima, molhando os frutos e folhas. Porque você vai umedecer todas as folhas, o miolo da planta e isso abafará o seu pé de morango. Um prato cheio para doenças, pragas e fungos.

O correto de como cuidar de morangos na hora da rega é levantar a muda, os frutos e molhar nas laterais do vaso. A água tem que penetrar por completo em todo o substrato.

Cobertura morta é essencial

Logo acima da terra você deve preencher toda a base, mas cuidado para não sufocar o miolo, pois do contrário você pode matar a planta. Pode ser usado grama seca, que é mais fácil de encontrar, bem como, fibras da casca de coco, palhas de milho ou de arroz e até folhas secas.

Sempre embaixo das folhas do morangueiro, e será nessa cama de palha, onde as frutas ficarão. Não colocar em cima da terra direto. E esse tipo de cobertura também afasta lesmas e caramujos.

Como cuidar de morangos na hora da colheita

Um erro cometido com frequência é cortar o talo rente a fruta na hora da colheita. Ou seja, o correto é cortar o mais rente da planta possível. Por quê? Porque ao deixar este talo junto a planta, estará roubando nutrientes da sua muda que está saudável. Ele não tem mais nenhuma utilidade.

Com essas cinco dicas simples e rápidas de fazer você terá morangos mais saudáveis e 100% orgânicos. Estará consumindo um alimento que é rico em flavonóides, que é um poderoso antioxidante e não rico em agrotóxicos.

Conte-nos o que achou das dicas de como cuidar de morangos em casa, no formulário abaixo. Repasse para amigos e familiares este link do Agronews, que, com simples ações, será possível se alimentar melhor e mais saudável.

Ademais, leia também: Benefícios da ameixa: saiba todas as vantagens de consumo dessa fruta maravilhosa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies