site statistics

Como fazer chá de hibisco e colher os frutos do benefício para hipertensão

Para quem sofre de pressão alta, essa bebida pode ser uma mão na roda

Você já deve ter ouvido falar do hibisco como flor decorativa, mas que tal aprender como fazer chá de hibisco para colher bons frutos contra a hipertensão? Sua característica é ser uma bebida que pode ser consumida tanto quente quanto fria. De qualquer forma, é deliciosa e saudável. Quer conhecer mais da infusão? Então, continue com o Agronews, do Jornal Prime hoje, 26 de janeiro.

Aprender como fazer chá de hibisco te proporciona a oportunidade de consumo de uma bebida natural altamente tradicional na maioria dos continentes onde a flor é cultivada. Essa é uma planta da qual existe uma grande diversidade de espécies, mas que, a maioria, costuma ser usada na medicina. Duas espécies são as mais populares: Hibiscus sabdariffa e Hibiscus syriacus.

Portanto, veja: Aprenda como fazer chá de amora com folha verde: conheça todos os benefícios dessa…

como fazer chá de hibisco
Como fazer chá de hibisco e colher os frutos do benefício para hipertensão. Foto: Freepik

Sua atuação na hipertensão

A bebida consiste em um delicioso chá, que do ponto de vista natural, é uma das melhores opções que existem para tratamento da pressão alta. Embora o mecanismo exato não seja conhecido, estudos preliminares mostraram que tomar a infusão previne picos de hipertensão.

É muito provável que esse efeito seja secundário ao diurético, mas, diferentemente de outros diuréticos conhecidos, os pacientes estudados não tiveram seu equilíbrio sanguíneo de sódio e potássio alterado, o que é uma grande vantagem. O efeito foi alcançado com um tratamento de 2 a 3 semanas, bebendo 3 xícaras de chá por dia.

Como fazer chá de hibisco?

Para preparar a bebida serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 1 colher (chá) das flores do hibisco;
  • 1 xícara (chá) da água filtrada.

Então, reunidos os ingredientes, ferva a água em uma panela. Assim que ferver, adicione o hibisco e retire do fogo, mas tampe a panela. Deixe repousar 3 minutos. Após este tempo, finalmente coe e beba.

Assim, veja: Cascas de laranja: 3 formas de utilizá-las e não jogar fora

Como usar flor de hibisco em sucos

Além do chá quente e do chá frio, a flor de hibisco também pode ser adicionada a sucos de frutas ou vegetais. Para prepará-los, você deve misturar os alimentos escolhidos com a água do hibisco gelada. Ótimas sugestões para fazer são: maracujá, abacaxi e morango.

Como preparar a água do hibisco

Para fazer a receita, e manter as propriedades da flor, deixe a água filtrada ferver. Quando levantar fervura, o fogo deve ser desligado. Em seguida, adicione as flores de hibisco, tampe o recipiente e deixe descansar por 10 minutos antes de coar e beber. A proporção correta é:

  • 2 colheres de flores de hibisco secas ou 2 sachês de flor de hibisco;
  • 1 litro de água filtrada.

Beba de 3 a 4 xícaras de água de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições. Também é possível beber a infusão fria adicionando gelo ou mantendo-a na geladeira. Idealmente, deve ser ingerido sem adição de açúcar para que alcance o efeito esperado, além de associá-lo a uma alimentação balanceada e à prática de atividade física.

Também é possível adicionar outros componentes como cavalinha, gengibre, sementes de chia ou canela. Todos esses elementos ajudam a aumentar o efeito diurético e antioxidante do chá.

Contraindicações da bebida

Como o hibisco é uma planta abortiva em altas doses, o consumo em gestantes não é recomendado. Apesar de ter como fazer chá de hibisco facilmente, também não é recomendado para crianças pequenas.

Dessa forma, veja: Como plantar rosas pelos galhos: fique por dentro das melhores dicas agora mesmo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies