site statistics

Como acabar com carrapatos em pet: receitas caseiras para acabar com o problema de forma natural

Se você prefere não usar medicações com química em seus bichinhos, não perca essa matéria

Uma das situações que mais preocupa quem tem animais é o aparecimento de pulgas e carrapatos. Não é apenas um problema para o bichinho, mas também pode afetar a todos que convivem com ele. Portanto, hoje, 26 de janeiro, aprenda com o Agronews, do Jornal Prime, a como acabar com carrapatos em pet, detectando e prevenindo a tempo.

Um carrapato é um ácaro parasita que vive na pele de animais vertebrados de sangue quente, como cães, pássaros ou ovelhas. Ele se liga aos seus hospedeiros para se alimentar de seu sangue. Assim, geralmente vivem na natureza e não podem voar ou pular. Por isso, é essencial aprender como acabar com carrapatos em pet.

Assim, leia: Árvores frutíferas que crescem rápido: pouco cuidado e muitas frutas

como acabar com carrapatos em pet
Como acabar com carrapatos em pets: receitas caseiras para acabar com o problema de forma natural. Foto: Freepik

Como saber se meu animalzinho está com ácaro parasita?

A melhor maneira de detectar se seu pet tem carrapatos é observar sua atitude. Se você perceber que ele se coça muito, deve inspecioná-lo. Esses ácaros tendem a se instalar em áreas como orelhas, olhos, pescoço, ou patas, portanto, faça uma verificação maior nessas partes.

Outra maneira é procurar sua mordida. O carrapato deixará uma leve hemorragia na pele, que pode ser acompanhada por uma erupção cutânea ou vermelhidão na área. Ademais, embora o carrapato já tenha saído do animal, ele terá introduzido saliva que possui toxinas que reduzem a capacidade do sistema imunológico do animal, causando paralisia ou intoxicação.

Como acabar com carrapatos em pet com remédios naturais?

A melhor maneira de prevenir os carrapatos é evitá-los e, para isso, manter seu pet limpo será uma boa opção para mantê-los afastados. No entanto, a recomendação é não dar banho nos filhotes até que eles completem o calendário de vacinação. Assim, a sugestão é usar um desses remédios naturais para acabar com o problema, caso ele surja.

Portanto, veja: Como fazer desinfetante caseiro de limão: veja como é fácil e prático

Frutas cítricas

Os carrapatos não gostam do sabor das frutas cítricas, por isso, será um remédio ideal para eliminá-los. Para preparar o repelente caseiro, você deve ferver 2 pedaços de limão ou laranja em 1/2 litro de água por 2 minutos.

Em seguida, coloque em fogo baixo por uma hora. Deixe descansar e esfriar. Depois de frio, despeje-o em um borrifador e aplique no pet, cuidando de não cair nos olhos. Você verá como os ácaros deixarão o corpo do seu animal de estimação rapidamente.

Vinagre de maçã

Misture o vinagre de maçã com água em partes iguais. Pegue um pano limpo, molhe-o, torça-o e aplique na pele do seu pet. A amargura do vinagre fará com que os carrapatos desapareçam do bichinho.

Infusão de camomila

A camomila é um remédio caseiro muito bom para eliminar os carrapatos, pois eles odeiam seu cheiro. Faça uma infusão com a erva e, na temperatura morna, pegue um pano limpo. Mergulhe no líquido, escorra e aplique na pele do seu animal. Você verá os resultados quase imediatamente. Além disso, a camomila é um excelente anti-inflamatório e antisséptico natural, perfeito para aliviar a ferida da mordida.

Outros remédios para remover carrapatos do seu pet

Se os remédios naturais não funcionarem para você, sempre é possível optar pelo uso dos produtos químicos como sprays antiparasitários, shampoos, sabonetes, bem como coleiras que ajudam a prevenir e ter como acabar com carrapatos em pet. Mas, lembre-se sempre que, caso o problema persista, um veterinário deve ser consultado.

Portanto, leia: Como conservar alho triturado: mantenha seu tempero sempre fresquinho com essas…

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies