site statistics

Como fazer adubo orgânico caseiro: potente tônico para suas plantas

Para você que planta muito, seja na sua casa ou em grandes searas, esse conhecimento, decerto, será de grande ajuda

Se você é um grande cultivador de plantas, a sua experiência já deve ter lhe dito que solo mal adubado, ou pobre em nutrientes, é um grande problema, pois, ele impede que suas plantações se desenvolvam e, não raro, até os frutos são prejudicados. Por isso, hoje, dia 12 de fevereiro, o AgroNews, do site Jornal Prime, dará sua contribuição ensinando como fazer adubo orgânico caseiro de qualidade.

Para você que planta muito, seja na sua casa ou em grandes searas, esse conhecimento, decerto, será de grande ajuda. Afinal, preparar o próprio adubo, pelo qual você mesmo é responsável e conhece os ingredientes da produção, é mais confiável do que se aventurar nos industrializados. Além, claro, do fato de você não precisar gastar nada. Com isso, já é possível perceber que fazer adubo orgânico caseiro traz mais benefícios.

Leia mais: Receita de sabão caseiro com óleo usado: veja como fazer com dicas simples e rápidas

Como fazer adubo orgânico caseiro

adubo orgânico caseiro - Foto: Pixabay
adubo orgânico caseiro – Foto: Pixabay

O processo de preparação do adubo orgânico é bem simples, apesar de um pouco trabalhoso. Como se trata de uma produção caseira, não presumiremos que você tenha as ferramentas próprias para esse trabalho. E, por isso, daremos meios para que você possa improvisá-las.

Por outro lado, não ache que essa tarefa exige muitos equipamentos muito sofisticados. Isso não é verdade. Você trabalhará com matéria orgânica e basicamente precisará de:

  • Restos de comida;
  • Terra, preferencialmente que contenha minhocas;
  • Folha seca;
  • Um balde com vários pequenos furos;
  • Um balde sem furos.

Veja também: Como cultivar cactos em vasos: aprenda o jeito certo de fazer para ter essa linda planta em casa

Passo a passo de como fazer adubo orgânico caseiro

Depois que os componentes estão todos à disposição, a primeira ação deve ser preparar a estrutura na qual o processo acontecerá. Isso, na prática, significa você colocar o balde de vários furos e colocá-lo sobre o não furado, de modo que aquele não desça para dentro desse.

Para fazer esse arranjo, use a tampa do segundo: faça nela um buraco – corte – central, deixando uma borda larga, que sustentará o primeiro balde e impedirá que ele desça e encaixe. Feita essa parte, você já tem toda a estrutura pronta para fabricar o adubo orgânico, pois, qualquer líquido colocado no primeiro balde descerá, como numa peneira, para o segundo, ficando nele armazenado.

A preparação mesma do adubo é feita colocando, de maneira intercalada, camadas dos restos de comida, folhas secas e a terra no primeiro balde até enchê-lo. Depois, tampe-o, aguarde e deixe-o em repouso por 1 mês. Esse é o período para que ocorra a fermentação e o chorume escorra ao balde debaixo onde ficará armazenado. Na parte de cima, estará o seu adubo já pronto para ser usado nas plantas.

Cuidados necessários

Um cuidado que se deve ter na composição do adubo é evitar a utilização de frutas cítricas –  tais como o limão e laranja, e até mesmo suas cascas. O motivo para isso é que elas são bastante ácidas e passam essa acidez ao adubo, que prejudica o desenvolvimento das plantas.

Então você agora já sabe o que é necessário para fazer um adubo orgânico caseiro de qualidade. Basta colocar em prática o que aprendeu aqui e você não precisará mais gastar para adubar o solo das suas plantações.

Saiba mais: Macetes para você afiar alicate de unha com papel alumínio: aprenda agora como fazer isso em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies