site statistics

Receita de sabão caseiro com óleo usado: veja como fazer com dicas simples e rápidas

Conheça as dicas simples para reaproveitar o óleo que sobra na sua cozinha

Na preparação dos alimentos, é muito comum que sobre um pouco de óleo. Geralmente, o destino dessa pequena quantidade restante é descer pelas encanações e cair na rede de esgoto. Contudo ela pode e deve ser reaproveitada. E hoje, dia 011 de fevereiro, aqui no AgroNews do site Jornal Prime, você vai aprender como fazer sabão caseiro com óleo usado, que é uma das maneiras de reutilizá-lo.

Um outro ponto importante de se considerar, é que depois da pandemia houve uma alta geral no preço dos produtos. Isso, obviamente, inclui os itens domésticos. Portanto, valer-se de alternativas mais baratas ou de custo zero como é o sabão caseiro com óleo usado é uma ótima maneira de economizar e dar uma finalidade útil àquela quantidade que sempre sobra.

Leia também:  Meu ar-condicionado gasta muita energia: o que fazer?

Receita de sabão caseiro com óleo usado

sabão caseiro com óleo usado - Foto: Pixels
sabão caseiro com óleo usado – Foto: Pixels

Como todas as receitas caseiras, esta também é muito simples. Ou seja, não exige muitos ingredientes nem equipamentos sofisticados. Basicamente, os produtos que você vai necessitar são:

  • Soda cáustica;
  • Água fervida;
  • Sabão em pó;
  • Detergente, que, na verdade, é opcional;
  • Óleo já usado.

Veja também: Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

Como fazer o sabão caseiro com óleo usado

Depois que todos os ingredientes estiverem disponíveis, o primeiro passo é dissolver 1 kg de soda cáustica em 1 litro de água fervida. Coloque tudo em um balde e mexa bem; até que toda a soda esteja completamente dissolvida.

Em seguida acrescente 5 litros de óleo à mistura e continue a mexer, por 20 minutos  sem parar. Passado esse tempo, coloque o detergente, que nesse caso serve para dar ao sabão um odor mais agradável ao invés de deixá-lo com o cheiro do óleo.

Logo após, faça agora a dissolução de um copo de sabão em pó em meio litro de água, também fervida. Esse sabão também deve ser adicionado ao composto principal e depois tem que ser bem misturado. 

É necessário continuar mexendo bem até o ponto em que se formar uma massa bem grossa, semelhante a uma massa de bolo. Nesse momento, você pode despejar tudo em uma forma retangular, distribuindo bem a substância em todo o recipiente.

Deixe-a em repouso por 24 horas, para que se solidifique, e o seu sabão estará já pronto. O próximo passo é usar uma régua para medir o tamanho das barras e, depois, cortá-las em formato retangular.

Cuidado necessário

Durante todo o processo é necessário ter bastante cuidado ao lidar com os produtos; principalmente com a soda cáustica. Pois ela pode provocar graves queimaduras na pele e danos aos olhos, por isso evite ficar perto ao diluí-la. Também tente não tocar na massa; use alguma haste ou pá para mexê-la e colocá-la na forma. E para os dois casos, é sempre recomendado o uso de luvas.

Então agora você já tem a receita para preparar o seu sabão caseiro com óleo usado. Basta colocar tudo em prática, produzir as primeiras barras e começar a economizar com esse item. 

Saiba mais: Bicarbonato com óleo do coco clareia a pele? Conheça a verdade e aprenda a fazer do jeito certo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies