site statistics

Descubra como cultivar azaleia em vaso: guia prático para você cultivá-la em casa

Uma forma simples de ter na sua casa uma planta com floração farta o ano todo, de fácil cultivo e beleza marcante

Hoje, dia 03 de fevereiro, a dica da vez será como cultivar azaleia em vaso de forma fácil e rápida. Fique ligado no Jornal Prime, pois o Agronews está sempre trazendo uma novidade para que você possa fazer em casa. Acima de tudo, de forma rápida e barata.

A azaleia é um arbusto que pode chegar até dois metros de altura, de fácil cultivo e que caiu no gosto do brasileiro. Além disso, essa planta de origem chinesa, cujo nome científico Rhododendron simsii, nos brinda com flores lindas e frondosas. E você aprenderá como cultivar azaleia em vaso, para deixar a sua casa mais florida e bonita.

Assim, leia mais: Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

Aprenda como cultivar azaleia em vaso de forma rápida e fácil.

A Rhododendron simsii é uma planta muito resistente e de fácil cultivo, porém, alguns passos devem ser seguidos. Ou seja, são os detalhes pequenos que farão toda a diferença na saúde da sua planta e na beleza da sua floração.

Ao mesmo tempo, o seu ciclo de vida é perene, independente de você deixar a sua azaleia dentro ou fora de casa. No caso da segunda opção, é importante atentar que ela tenha ao menos quatro horas de sol por dia. Contudo, se resolver deixá-la no lado externo, tem que se precaver que ela não tome muita chuva, acima de tudo, se estiver sendo cultivada no vaso.

Portanto, confira também: Como plantar onze horas em garrafa pet: veja agora mesmo essas técnicas infalíveis

Descubra como cultivar azaleia em vaso: guia prático para você cultivá-la em casa - Reprodução Pixabay
Descubra como cultivar azaleia em vaso: guia prático para você cultivá-la em casa – Reprodução Pixabay

Atenção ao solo

Sim, você terá que dar uma atenção especial ao solo e o preparo para plantar a sua azaleia. Da mesma forma, falamos seguidamente que o substrato é um dos fatores determinantes para o sucesso do cultivo da sua planta.

Logo, tenha em mente que o PH deve ser mais ácido e o substrato rico em nutrientes orgânicos. E para o preparo do vaso, você precisará de:

  • Argila expandida;
  • Areia grossa;
  • Fibra de coco;
  • Casca de pinus.

Com isso em mãos, é hora de colocar a mão na massa e efetivamente plantar a sua muda de azaleia. Agora, antes de tirar o seu broto do saquinho preto, não esqueça de não tocar nas raízes.

Hora de sujar as mãos

Na hora de como cultivar azaleia em vaso, coloque a fibra de coco, as cascas de pinus e a argila expandida. Posteriormente, é a vez de ⅓ de areia grossa e o substrato, que pode ser na seguinte medida:

  • 3 medidas de areia;
  • 4 medida de terra vegetal;
  • 3 medidas de húmus de minhoca.

Em seguida, sem tocar nas raízes, coloque a muda no vaso e complete com o substrato que você preparou. Lembre dos detalhes, então, não adianta você aprender como cultivar azaleia em vaso e pecar na hora de transferi-la.

Na hora da rega, nunca encharque o substrato, pois poderá afogar a planta. Sempre que for molhar, faça apenas para umidificar a terra. Atentando para estes pequenos detalhes, você terá uma flor de vida muito longa, com uma floração farta nos meses mais frios. Ou seja, ela traz vida nas estações de outono e inverno. Inclusive, se bem cuidada, a floração poderá ocorrer o ano todo.

As flores da sua azaleia podem ser folhas simples ou dobradas. Porém, independente da forma das folhas, a sua floração é multicolorida: vermelhas, rosas, laranjas, com tons de roxo e brancas.

Não tenha receio, pois, com certeza, agora que você aprendeu como cultivar azaleia em vaso, é só colocar a mão na terra. Assim, você deixará a sua casa mais florida e muito alegre neste inverno.

Ademais, leia também: Como plantar kiwi em vaso: conheça as maneiras mais eficazes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies