site statistics

Como plantar cebolinha e cheiro verde: siga este fácil passo a passo

Confira como cultivar facilmente essas plantas tão essenciais

O cheiro verde e as cebolinhas são figurinhas carimbadas na culinária brasileira. Seja para usar na sopa, na carne ou no nosso tradicional feijão, essas plantinhas sempre estão presentes, temperando os nossos alimentos, e a falta delas, às vezes vira um problema. Por isso, hoje dia 15 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como plantar cebolinha e cheiro verde para tê-los sempre na sua cozinha.

E entender como cultivar essas duas plantas, além de ser uma boa forma de não precisar se preocupar com a falta delas, também é uma ótima maneira de fazer uma considerável economia. Pois, você não mais precisará ir semanalmente comprá-las em feiras e mercados. Então, saber como plantar cebolinha e cheiro verde traz um ganho muito além do esperado; portanto, vejamos logo como fazer esta atividade.

Leia também: Como plantar manga em vaso: aprenda essa técnica simples e eficaz

Como plantar cebolinha e cheiro verde

Como plantar cebolinha e cheiro verde - Foto: Pixels
Como plantar cebolinha e cheiro verde – Foto: Pixels

O processo de plantação das duas plantas é praticamente igual. Portanto, não há por que  separar seções para falar do plantio da cebolinha e do cheiro verde, pois tudo que vale para uma, vale igualmente para a outra.

Dessa forma, você pode começar por cultivar as duas plantas de duas maneiras: ou você usa os talos delas, pegando-os de outras plantas já prontas; ou você planta a partir das sementes. 

Nos dois casos você precisa antes preparar os seguintes materiais:

  • Sementes ou os talos das plantas – cebolinha e cheiro verde;
  • A terra;
  • O adubo;
  • O vaso ou canteiro.

Observe agora a técnica de plantação.

Veja mais: Orquídeas da Amazônia: saiba como plantar e cuidar, a última dica é a mais importante

Passo a passo de como plantar cebolinha e cheiro verde

Independente de como você escolherá para fazer o plantio  – pelas sementes ou pelos talos –, a primeira coisa a ser feita é preparar a terra para receber as plantas. Então, misture bem o adubo com a terra. É importante destacar que o adubo deve ser orgânico, e nesse caso as opções são variadas: você pode fazer com os restos de alimento, pode ser esterco de galinha, de gado, etc. Encha bem o canteiro ou o vaso a serem usados.

Em seguida, se sua opção foi pelas sementes, coloque-as em número de 3 ou 4 em covas não muito fundas. Em até duas semanas, a germinação ocorrerá. Entretanto, caso tenha escolhido usar talos, corte antes o excesso de raízes e tire todos os galhos e folhas – no caso do cheiro verde. Depois coloque na terra; o tempo de colheita acontece em até 2 meses do plantio.

O local da plantação deve ser bem exposto ao sol. Quanto às regas, você pode fazê-las duas vezes por dias, e sempre que o solo estiver seco.

Cuidados necessários

O solo em que estiverem cebolinha e cheiro verde deve estar sempre úmido para que elas se desenvolvam bem. No entanto, apenas molhá-las não resolve. Por isso, adicione uma camada de palha sobre o substrato. Além disso, lembre-se de fazer a adubação mensal para manter o substrato sempre rico em nutrientes.

Por fim, você agora já sabe as técnicas de como plantar cebolinha e cheiro verde de um jeito fácil e bastante eficiente. Também lhe foi passado os cuidados que se deve ter para garantir o bom desenvolvimento dessas plantas. Então, basta que coloque tudo isso em prática e em pouco tempo sua horta estará bem verde.

Saiba mais: Como plantar semente de caju: use essas técnicas agora mesmo e tenha a fruta ao seu alcance quando quiser

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies