site statistics

Como cultivar petúnias: saiba o segredo de mantê-las sempre lindas e saudáveis

Veja as melhores técnicas para ter petúnias cada vez mais bonitas na sua casa

Para quem busca embelezar a casa, as plantas, certamente, estão entre os elementos obrigatórios e são uma das melhores opções, sobretudo as flores. E quando se fala de flor, a petúnia sempre ganha algum destaque. E tendo em vista esse fato, hoje, dia 15 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como cultivar petúnias para deixar sua casa mais bonita.

Essa planta é própria do continente sul-americano, gosta, então, de climas tropicais como o de nosso país. O seu destaque se dá, entre outras coisas, pela sua variedade de cores, uma mais linda que a outra, e que deixam mais bonito qualquer ambiente. Veja, portanto, que se o seu objetivo é ornamentação, saber como cultivar petúnias sai muito mais barato do que despender altos valores para comprá-las.

Leia também: Aprenda agora como plantar limão na xícara e veja em quanto tempo pode dar frutos

Como cultivar petúnias

Como cultivar petúnias - Foto: Pixels
Como cultivar petúnias – Foto: Pixels

Poucas ferramentas são necessárias para plantar a petúnia. Antes de tudo, você deve decidir se comprará as sementes, para, a partir daí, fazer as mudas, ou se já adquirirá estas formadas e seguirá com o processo de plantação. Em todo caso, os dois casos serão considerados nesta matéria. 

Saiba também que você pode escolher por cultivá-las em um vaso ou em um outro espaço – algo como um jardim – que exista no seu terreno. Passemos agora ao processo mesmo de plantação.

Veja mais: Guia descomplicado de como plantar jabuticaba pelo caroço e produzir frutos em pouco tempo

Passo a passo de como cultivar petúnias

Como já foi colocado, você pode optar por preparar as mudas. Para isso, basta comprar um saquinho com as sementes da planta e semeá-las – 4 ou 5 – em pequenos vasos, ou potes de plástico.

Antes, contudo, é preciso dizer que esses vasos devem ter furos pequenos no fundo para permitir a drenagem da água. Além disso, você precisa colocar a terra. Nesse ponto, não há muitas recomendações. O solo precisa apenas ser adubado para dar às raízes os nutrientes que ela necessita para se desenvolver.

A rega você pode distribuir duas ou três vezes ao longo do dias. Deixe também suas mudas em locais com boa iluminação, pois elas precisam do contato direto com os raios solares.

Em menos de uma semana, a germinação acontece, mas até aparecerem as primeiras flores ainda demora um pouco. Contudo, depois que elas atingirem o tamanho de 10 cm ou 12 cm, você já pode transferi-las para um vaso maior ou para o seu jardim.

Ao mudá-las, os cuidados com o substrato, com iluminação e a regagem devem permanecer iguais. Lembre-se ainda, caso opte por colocá-la em vaso maior, de garantir a drenagem. Por fim, a planta começa a produzir as flores após 3 ou 4 meses depois do plantio.

Cuidados necessários

O primeiro cuidado que você deve tomar é o de fazer a poda de galhos em mal estado ou secos. Também é bom ter atenção quanto a presença de fungo nas folhas e, se eles atacarem, contra-ataque com fungicidas orgânicos.

Então, você agora sabe como cultivar petúnias e conhece bem as práticas a serem realizadas para tirar flores bonitas e saudáveis. Basta agora colocar em prática e em pouco tempo você alcança os primeiros resultados.

Saiba mais: Confira todos os benefícios da pitaya e veja como plantar essa linda fruta

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies