site statistics

Aprenda como fazer jardim suspenso com garrafas pets com um passo a passo bem simples e prático

Como fazer jardim suspenso com garrafa PET, de uma forma prática e rápida que deixará seu quintal muito mais bonito

Hoje, 11 de fevereiro, sexta-feira, você vai aprender como fazer jardim suspenso com garrafa PET. Uma técnica, que além de fácil, ajuda o meio ambiente com a reciclagem deste produto. O Agronews, do Jornal Prime, dará dicas que vão ajudar a deixar o seu jardim muito mais bonito. A criatividade é com você.

Que o plástico e as garrafas PET vieram para nos auxiliar no dia a dia, não é novidade alguma. Por outro lado, nos coloca em um pódio um pouco indigesto, com o 4º lugar como maior produtor de lixo plástico, conforme dados do Banco Mundial (BM). Estamos atrás dos EUA, China e Índia, segundo estudos de 2019, do BM. Como fazer jardim suspenso não vai nos tirar deste ranking, mas faremos a nossa parte.

Assim, leia mais: Como plantar limão na xícara: dica especial para você que mora no apartamento

Como fazer jardim suspenso com garrafas pet e assim cuidar do meio ambiente

Não podemos mudar o mundo, mas, se cada um fizer a sua parte, com certeza este conjunto de  atitudes melhora o todo, bem como deixar de descartar 4,7 bilhões de garrafas PETs na natureza, por ano. O país recicla apenas pouco mais de 53% de uma produção anual de nove bilhões (ano) de garrafas PETs, imagina os outros tipos de plástico.

Mas, então, começaremos a fazer a nossa parte, e será com um jardim suspenso com garrafas pet. O ideal é que sejam iguais, mas o que vale aqui é a criatividade. O Agronews vai te ensinar a fazer uma cortina com quatro garrafas PETs, que pode ser usada para o cultivo de suculentas ou temperinhos. Inclusive, aqui no blog, tem conteúdo mostrando como cultivar as suculentas e temperos.

Portanto, confira também: Como cultivar manjericão em vaso: siga essas dicas práticas e simples para ter a erva sempre ao alcance

Como fazer jardim suspenso com garrafas pets, confira o passo a passo - Reprodução Canva Pro
Como fazer jardim suspenso com garrafas pets, confira o passo a passo – Reprodução Canva Pro

Hora de organizar a bancada, para não precisar correr indo buscar uma coisa ou outra. Então, anote aí:

  • 4 garrafas PETs;
  • 2 pregos de tamanho diferentes;
  • 1 faca ou estilete;
  • 1 canetinha hidrocor preta;
  • 7 pedaços de cordas.

As cordas não tem uma medida certa, desde que seis delas sejam do mesmo tamanho e o último pedaço maior. O tamanho do antebraço, por exemplo, é uma boa medida para as seis tiras de corda.

Atenção, profissionais trabalhando

Agora é a hora de colocar as mãos na massa e aprender como fazer jardim suspenso com garrafas PETs. Você verá que após pronto, e a planta da sua preferência já cultivada, o seu jardim ficará muito mais bonito.

Você precisará marcar as garrafas para fazer a furação e o corte necessário para os substratos. Então, garrafas e canetinha na mão:

  • 4 furos grandes, dois em cada lado da garrafa (onde passará a corda);
  • 1 janela, entre os dois furos em uma das extremidades;
  • Na extremidade opostas, vários furos menores onde será usado para drenagem.

Os furos serão realizados com os pregos, que deverão estar quentes para facilitar. E a janela, cortada com o auxílio de uma faca ou estilete. Com as tiras menores da corda você passa pelos furos e faz um nó pelo lado de dentro.

Já o pedaço de corda maior que sobrou, você usará para pendurar toda a cortina das garrafas PET. Ou seja, prendendo cada ponta da corda, em cada um dos furos que sobraram, na primeira garrafa (bem de cima).

Dica do blog Agronews

Não descarte as tampinhas das garrafas PETS, pois elas precisam estar tampadas para não haver desperdício de terra pelo gargalo. Por fim, a última dica é não esquecer de verificar se as garrafas não estão tortas. Ou seja, o nó da região do gargalo deverá ser ajustado devido à diferença de tamanho com a outra extremidade.

Agora é colocar o melhor substrato para o tipo de planta ou tempero que cultivará, bem como escolher o local para pendurar o seu jardim suspenso. Compartilhe como fazer jardim suspenso com garrafas PETs com os seus amigos e familiares. Conte-nos, abaixo no formulário, se você gostou e como foi a sua experiência. Assim você ajuda o Agronews a melhorar cada vez mais.

Ademais, leia também: Plantas aquáticas ornamentais: 4 espécies para ter em casa e embelezar o ambiente

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies