site statistics

Chá de cavalinha serve para quê? veja os incríveis benefícios dessa infusão e passe a tomar diariamente

Perca peso, previna-se de infecção urinária e garanta vários outros benefícios fazendo o uso desse chá

A Equisetum, conhecida no Brasil como “cavalinha”, é uma planta muito utilizada para tratar diversos problemas no organismo, fortalecer os ossos, auxiliar na perda de peso, entre tantas outras vantagens. Por isso, o Agronews, do Jornal Prime vai detalhar tudo isso hoje, 29 de janeiro,e ainda vai te ensinar a extrair os principais benefícios dessa planta através do chá de cavalinha.

Os benefícios do chá de cavalinha são importantes para o alívio de pequenos incômodos, como os efeitos da TPM, bem como tratam problemas mais complexos, como pedras nos rins e infecção urinária.  Ou seja, a variedade de substâncias medicinais contidas nessa planta faz com que ela se torne um dos principais remédios caseiros que você pode fazer em casa.

Leia também: Bicarbonato com óleo do coco clareia a pele? Conheça a verdade e aprenda a fazer do jeito certo

Principais benefícios do chá de cavalinha

As propriedades medicinais dessa erva é conhecida desde a antiguidade. Desde então, pesquisadores vêm estudando e aprimorando as suas aplicações. Nesse sentido, o chá feito a partir da cavalinha consegue aproveitar ao máximo as características do vegetal.

Chá de cavalinha serve para quê
Chá de cavalinha serve para quê (Reprodução Canva Pro)

Combate a infecção urinária

As características diuréticas deste chá são úteis, não apenas para combater a infecção urinárias, como também para problemas nos rins. Isto é, ao estimular a eliminação do líquido do corpo, muitas bactérias que causam esse tipo de doença acabam indo embora também.

Diminui a retenção de líquidos e ajuda a emagrecer

Para quem deseja perder peso, esta é a bebida ideal. Afinal, o efeito diurético é potencializado pelos flavonóides  presente na planta. Além disso, alguns compostos, como os ácidos cafeico e cinâmico, contribuem para o aumento da produção de urina. Como resultado, o corpo reduz o inchaço e você se livra da retenção de líquidos.

Saiba mais: Como limpar panela antiaderente da forma correta: mantenha sua vasilha sempre novinha com essas técnicas

O processo de emagrecimento é beneficiado ainda pelas substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias desse remédio caseiro. Do mesmo modo, as mesmas substâncias citadas anteriormente servem para aumentar o ritmo do metabolismo, causando a queima  da gordura das células e, consequentemente, fazendo com que o corpo perca peso.

Como fazer o chá de cavalinha

Para fazer esse remédio em casa, você só precisa de 250 ml de água filtrada e 1 colher de sopa de talo de cavalinha. Assim, ferva a água e, em seguida, desligue o fogo. Logo após, adicione os talos secos e deixe repousar por 15 minutos. Por último, coe o líquido e beba. O ideal é tomar 2 xícaras por dia.

Dicas extra

Quando o objetivo for a perda de peso, o chá de cavalinha deve ser aliado a uma dieta balanceada e a exercícios físicos. Pois, apenas a eliminação do líquido não vai resolver o problema por completo. Sendo assim, antes de iniciar qualquer tratamento, procure a ajuda de um profissional.

Você também pode gostar: Alho verde chinês: conheça os incríveis benefícios desse vegetal e saiba como consumir

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies