Cacto rabo-de-rato: dicas e cuidados com essa espécie formidável
Hoje, você vai aprender a cuidar do cacto rabo-de-rato para ter essa linda planta decorando o seu lar
O cacto rabo-de-rato chama a atenção por seu formato distinto da maioria dos cactos. Com grande valor ornamental, esta espécie também possui uma floração mais fácil que as demais. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 03 de março, como plantar e cuidar de cacto rabo-de-rato.
Por ser uma espécie de cacto pendente, o rabo-de-rato pode ser amplamente usado em jardins suspensos e paredes verdes. A seguir, você verá alguns cuidados para ter essa plantinha bem bonita e saudável em seu lar.
Veja também: Como cuidar de cactos e suculentas: siga essas dicas exclusivas

Como plantar e cuidados com cacto rabo-de-rato
Antes de tudo, você aprenderá como plantar o seu cacto. Primeiramente, prepare o vaso que irá receber a sua plantinha, adicionando uma camada de argila expandida, pedrisco ou seixo. Isso será importante para a drenagem de água das raízes. Em seguida, coloque o substrato que fornecerá os nutrientes para o cacto.
Então, faça um furo no centro do substrato que está no vasinho. Logo após, ponha a sua muda no furo que foi feito e cubra com a terra, de modo que fique firme e não venha a cair eventualmente. Agora, seu cacto está pronto para receber os demais cuidados.
Regas
A princípio, assim como toda espécie pertencente à família Cactaceae, o rabo-de-rato retém água em grande quantidades. Nesse sentido, faça as regas moderadamente, preferencialmente, com o auxílio de um borrifador.
Semanalmente, verifique a terra do seu cacto. Perfure-a para averiguar se está úmida ou não. Se estiver seca, realize a rega. É importante sempre fazer essa verificação, para não ocorrer o acúmulo de água nas raízes.
Você vai gostar: Como reproduzir suculentas: forma rápida e fácil para obter uma nova muda
Luminosidade
Antes de mais nada, esta espécie não tolera sol intenso em regiões muito quentes, ou meia-sombra em regiões úmidas. Na hora de escolher um local para a sua plantinha, atente-se para essas informações.
Preferencialmente, o seu cacto deve receber o mínimo de 6 horas de incidência solar. Ou seja, os melhores lugares são em parapeitos e varandas. Entretanto, pode permanecer dentro de casa em regiões de clima muito quente.
Adubos e fertilizantes para cacto rabo-de-rato
À primeira vista, o melhor adubo orgânico para este cacto é a farinha de casca de ovo, que pode ser facilmente obtida por meios caseiros ou em lojas de jardinagem. O fertilizante sintético mais indicado é o NPK 10-10-10 (leia atentamente as instruções do rótulo antes de aplicar o produto). Sua plantinha precisa de adubação mensalmente.
Agora que você já conhece o cacto rabo-de-rato e como cuidar dessa plantinha, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, você terá uma belíssima planta pendente e ornamental para embelezar o seu lar.
Leia mais: Aprenda como fazer jardim suspenso com garrafas pets