site statistics

Cacto rabo-de-rato: dicas e cuidados com essa espécie formidável

Hoje, você vai aprender a cuidar do cacto rabo-de-rato para ter essa linda planta decorando o seu lar

O cacto rabo-de-rato chama a atenção por seu formato distinto da maioria dos cactos. Com grande valor ornamental, esta espécie também possui uma floração mais fácil que as demais. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 03 de março, como plantar e cuidar de cacto rabo-de-rato.

Por ser uma espécie de cacto pendente, o rabo-de-rato pode ser amplamente usado em jardins suspensos e paredes verdes. A seguir, você verá alguns cuidados para ter essa plantinha bem bonita e saudável em seu lar.

Veja também: Como cuidar de cactos e suculentas: siga essas dicas exclusivas

Cacto rabo-de-rato - Foto: Canva Pro
Cacto rabo-de-rato – Foto: Canva Pro

Como plantar e cuidados com cacto rabo-de-rato

Antes de tudo, você aprenderá como plantar o seu cacto. Primeiramente, prepare o vaso que irá receber a sua plantinha, adicionando uma camada de argila expandida, pedrisco ou seixo. Isso será importante para a drenagem de água das raízes. Em seguida, coloque o substrato que fornecerá os nutrientes para o cacto.

Então, faça um furo no centro do substrato que está no vasinho. Logo após, ponha a sua muda no furo que foi feito e cubra com a terra, de modo que fique firme e não venha a cair eventualmente. Agora, seu cacto está pronto para receber os demais cuidados.

Regas

A princípio, assim como toda espécie pertencente à família Cactaceae, o rabo-de-rato retém água em grande quantidades. Nesse sentido, faça as regas moderadamente, preferencialmente, com o auxílio de um borrifador.

Semanalmente, verifique a terra do seu cacto. Perfure-a para averiguar se está úmida ou não. Se estiver seca, realize a rega. É importante sempre fazer essa verificação, para não ocorrer o acúmulo de água nas raízes.

Você vai gostar: Como reproduzir suculentas: forma rápida e fácil para obter uma nova muda

Luminosidade

Antes de mais nada, esta espécie não tolera sol intenso em regiões muito quentes, ou meia-sombra em regiões úmidas. Na hora de escolher um local para a sua plantinha, atente-se para essas informações.

Preferencialmente, o seu cacto deve receber o mínimo de 6 horas de incidência solar. Ou seja, os melhores lugares são em parapeitos e varandas. Entretanto, pode permanecer dentro de casa em regiões de clima muito quente.

Adubos e fertilizantes para cacto rabo-de-rato

À primeira vista, o melhor adubo orgânico para este cacto é a farinha de casca de ovo, que pode ser facilmente obtida por meios caseiros ou em lojas de jardinagem. O fertilizante sintético mais indicado é o NPK 10-10-10 (leia atentamente as instruções do rótulo antes de aplicar o produto). Sua plantinha precisa de adubação mensalmente.

Agora que você já conhece o cacto rabo-de-rato e como cuidar dessa plantinha, basta colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, você terá uma belíssima planta pendente e ornamental para embelezar o seu lar.

Leia mais: Aprenda como fazer jardim suspenso com garrafas pets 

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies