site statistics

Como plantar goiaba em vaso: aprenda da forma certa e simples de cultivar

Uma maneira rápida e fácil de como plantar goiava em vaso, que além de saborosa, traz muitos benefícios a saúde

Como plantar goiaba em vaso é a dica de hoje, dia 03 de março, aqui no Agronews, do Jornal Prime. Há duas formas para fazer com que você possa comer a sua goiaba direto no pé. A primeira é germinar as sementes, um pouco mais difícil e trabalhosa. Já a segunda, é cultivar por muda. Vamos à opção mais rápida, certa e simples de cultivar. Então, compre a sua muda na loja de agropecuária de preferência, pois a ideia é sujar as mãos de terra.

Quem nunca apreciou um gostoso queijo com goiaba, ou provou aquela geleia feita em casa pela avó, não sabe o que está perdendo. Ou melhor, não sabia, porque após ler esta matéria você já estará craque em como plantar goiaba em vaso. Além disso, a Psidium guajava (nome científico da goiaba) traz um bocado de benefícios para a saúde. 

Assim, leia mais: Como cuidar de morangos em casa: dicas essenciais para uma boa produção

Hora de descobrir como plantar goiaba em vaso é fácil e rápido

Como de praxe, aqui no Agronews, a ideia é sempre dar dicas rápidas e fáceis. Assim, você já pode colocar a mão na massa o quanto antes. Então, já pega um papel e caneta para anotar o que você precisará comprar na floricultura de sua preferência. 

  • Uma muda de goiabeira, pode ser a da goiaba vermelha;
  • Terra de formigueiro e terra do mato (terra vegetal);
  • Esterco de curral bem curtido;
  • Vaso, no tamanho de 15 litros.

Por óbvio, se você tiver condições de pegar as terras em sua propriedade ou de um amigo, melhor, bem como, o esterco de curral curtido. Do contrário, a floricultura irá te salvar.

Quanto ao vaso, o tamanho recomendado irá lhe garantir que não precisará trocá-lo por, no mínimo, uns três anos. Ou seja, a goiabeira está em constante produção, então, as podas também deverão ser constantes. Além disso, com as podas regulares, você estará induzindo ela a florir.

Portanto, confira também: Aprenda como plantar romã em vaso: passo a passo descomplicado para cultivar essa fruta em casa

Como plantar goiaba em vaso: aprenda de forma certa e simples de cultivar - Reprodução Canva Pro
Como plantar goiaba em vaso: aprenda de forma certa e simples de cultivar – Reprodução Canva Pro

Vamos sujar as mãos?

Agora é aquele momento que todo mundo que gosta de mexer com terra prefere. Em outras palavras, de efetivamente colocar a mão na massa, se sujar, trocar energia ou simplesmente o momento da terapia.

A fruta araçá das almas, como também é conhecida a goiaba, é muito sensível à falta de água. Então, não usaremos nenhum material drenante no fundo do vaso. Exceto um pano velho para evitar que na hora da rega não suje muito o local, caso ela não fique na rua. Feito isso, hora de preparar o substrato:

  • 2 medidas de terra de formigueiro;
  • 1 medida de terra peneirada de mato (ou terra vegetal);
  • 1 medida de esterco de curral bem curtido.

Misture tudo até ficar bem homogêneo. Além disso, este substrato ficará rico em matéria orgânica e deixará a muda úmida.

Agora sim, preencha mais ou menos ⅓ do vaso com o preparo que acabastes de fazer. Bem como, desensaque a sua muda cuidando para que não se desmanche o torrão e centralize no vaso. É importante que a muda não fique para dentro do balde, ou seja, o topo do torrão deve estar na altura da boca do vaso.

Preencha com o restante do substrato em volta e dê duas batidinhas com o vaso no chão para a terra assentar. Não compacte a terra. Por fim, preencha com folhas secas por cima da terra, antes de regar. Estas folhas irão auxiliar na evapotranspiração do substrato e também, evitarão o nascimento de ervas daninhas.

Como plantar goiaba não tem mistério algum, porém, o substrato não pode ficar seco, deve ser regado com frequência para que a terra fique sempre úmida. A primeira rega você faz logo após colocar as folhas secas.

Os benefícios da goiaba

Missão cumprida, muda plantada e mãos lavadas. Então, dê uma olhada abaixo a quantidade de benefícios que a fruta traz para a sua saúde. Antes disso, saiba que a guaiaba, outro jeito de chamar a goiaba, é rica em vitamina C, licopeno, caroteno e proteínas.

  • Previne o câncer;
  • Fortalece a saúde cardiovascular e dos olhos;
  • Consolida o desenvolvimento fetal;
  • Melhora o humor e diminui o estresse;
  • Protege contra o envelhecimento precoce.

E para deixar você mais feliz e com a certeza de como plantar goiaba foi uma das coisas acertadas a se aprender, ainda não acabou. Ou seja, a fruta apresenta propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Por fim, agora é cuidar bem, não deixar faltar água e aguardar a chegada dos primeiros frutos. Sem esquecer que a poda tem que ser constante, pois estará induzindo a planta a florescer, bem como a retirar as ervas daninhas que possam aparecer.

E se você gostou de como plantar goiaba em vaso e dos benefícios da fruta para a sua saúde, compartilhe. Envie essa matéria para amigos, familiares e deixe a sua opinião no formulário abaixo. 

Ademais, leia também: Como cultivar hortelãs em garrafas plásticas: essa técnica é infalível

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies