site statistics

Benefícios da goiaba: veja as vantagens de consumo dessa fruta e como plantar no quintal de casa

Hoje aprenderemos sobre os benefícios da goiaba e a plantar no quintal de casa

Indiscutivelmente, a goiaba é uma das frutas preferidas dos brasileiros. Isso por seu sabor ser único e sua variedade consegue atender desde os mais simples até os mais refinados paladares. Sem contar com as várias propriedades medicinais presentes nessa fruta. Diante disso, hoje, 01 de março, o Agronews, do site Jornal Prime, apresentará os benefícios da goiaba e ensinará como plantá-la em casa.

O consumo de goiaba é recomendado para prevenção de diversas enfermidades e também para fins estéticos. Além disso, a fruta é muito utilizada como ingrediente de variadas receitas. Sua ingestão pode ser in natura ou como suco. Seja de uma forma ou de outra, os benefícios da goiaba são muitos para a saúde humana. Dessa forma, falaremos sobre essas vantagens a partir de agora.

Leia também: como cultivar bambu da sorte na água: faça agora mesmo em casa

benefícios da goiaba
Benefícios da goiaba veja as vantagens dessa fruta e como plantar no quintal de casa – foto; Pixabay

Os benefícios da goiaba para prevenção de enfermidades

O fato do consumo da fruta ser recomendado é compreensível quando descobrimos a vasta gama de enfermidades que ela ajuda a prevenir. Entre as principais, podemos citar:

  • Prevenir diarreia e gastroenterite;
  • Prevenir câncer;
  • Regular a pressão e diabetes;
  • Prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Regular a pressão e diabetes

Por ser rica em fibras e hiperglicêmico, a goiaba auxilia na redução da pressão sanguínea. As fibras presentes em sua polpa não permitem que o sangue fique muito espesso, o que auxilia nessa redução. Além do mais, ela ajuda a controlar o açúcar recebido e absorvido pelo organismo. Esse controle reduz os riscos da glicose e insulina atingirem picos ou terem quedas bruscas.

Prevenir diarreia e gastroenterite

Por conter uma substância abundante que contrai o intestino, chamada adstringente, a goiaba ajuda na limpeza do intestino e reduz os sintomas relacionados à diarreia e gastroenterite. Outro fator que auxilia na prevenção dessas doenças é o fato da mesma ser rica em alcalina.

Prevenir câncer

Licopeno é um poderoso antioxidante presente na goiaba. Os benefícios desse antioxidante na prevenção de câncer, principalmente de próstata e de mama, já foram cientificamente comprovados. Além disso, o óleo retirado da folha da goiabeira é eficaz para reduzir o desenvolvimento de células cancerosas.

Confira também: como plantar hortelã na garrafa pet: aprenda cultivar hortelã em casa

Prevenir o envelhecimento precoce da pele

A goiaba ajuda a manter a pele hidratada, firme e tonificada, pois contém vitaminas A, B e C. Não bastasse isso, ela  é eficiente para retardar o surgimento de marcas de expressão. Portanto, o consumo da fruta é excelente para evitar o envelhecimento precoce.

Como plantar goiabeira no quintal de casa

Já pensou em ter uma goiabeira no quintal de casa? Seria ótimo, não é mesmo? Pois, saiba que plantar a árvore é muito simples, bastando seguir o passo a passo abaixo:

  • Cave um buraco de 50 cm de diâmetro por 50 cm de profundidade;
  • Faça o buraco com pelo menos 3 metros de distância de outras árvores ou plantas;
  • Coloque uma camada de 20 cm de terra orgânica no buraco;
  • Em seguida, plante a muda e preencha o buraco com terra orgânica.

Super dica

Uma super dica é utilizar chá de folha de goiaba para auxiliar no emagrecimento. Isso porque o consumo desse chá traz sensação de saciedade. Sendo assim, há redução no consumo de alimentos, algo que é importante na batalha para a perda de peso. Como pudemos ver, os benefícios da goiaba são muitos. Portanto, se você não é ainda um consumidor dessa delícia, está mais que na hora de começar a consumi-la.

Antes de sair, leia também: como plantar cebolinha e cheiro verde: siga este fácil passo a passo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies