site statistics

Meu ar-condicionado gasta muita energia: o que fazer?

É possível manter o conforto térmico de ambientes sem ter gastos desnecessários com o ar-condicionado

Em um país tropical como o Brasil, as variações de temperatura tornam o ar-condicionado um item indispensável para residências e escritórios. Nesta segunda-feira, 07 de fevereiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar como economizar energia sem precisar desligar o aparelho.

A economia de energia é um dos pontos que mais pesam na escolha do equipamento ideal, e ter um projeto de climatização bem planejado, ajuda a evitar desperdícios que podem pesar no bolso. Porém, é possível manter o conforto térmico de ambientes sem ter gastos desnecessários com o ar-condicionado.

Em seguida, leia também: Por que a impermeabilização da laje é importante em uma construção?

Como economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado?

Meu ar-condicionado gasta muita energia, o que fazer? Dicas para não ter uma surpresa na conta
Meu ar-condicionado gasta muita energia, o que fazer? Dicas para não ter uma surpresa na conta – Foto: Pixabay

Verão está aí e ninguém gosta de passar calor. Mas, com o aumento da conta de luz, muitas pessoas optaram por deixar de lado a utilização de alguns itens, e o ar-condicionado é classificado como um dos vilões da energia elétrica. Mas, você sabia que não precisa desliga-lo para pagar menos? Veja como fazer isso com as dicas que separamos abaixo:

Esteja atento ao local de instalação

Faz parte do projeto de climatização, o dimensionamento da capacidade necessária dos equipamentos de ar-condicionado onde serão instalados. Entretanto, para isso, é necessário realizar o cálculo da quantidade de BTU/h do ambiente e a quantidade BTUs,  que considera:

  • Necessidade de resfriamento do ambiente;
  • Circulação de pessoas;
  • Posição do ambiente;
  • Aberturas de passagem do ar (portas e janelas);
  • Insolação e outras variáveis.

Portanto, uma seleção adequada do equipamento, garante uma maior eficiência energética e melhor custo benefício, uma vez que um equipamento maior do que o necessário resulta em desperdício de dinheiro na compra.

Priorize a maior tecnologia

O modelo escolhido do ar-condicionado possibilita até 70% de economia, e isso tem a ver com o tipo de tecnologia escolhida. Isso é possível graças ao funcionamento do motor do compressor deste tipo de equipamento.

Assim, ao invés de simplesmente ligar e desligar a refrigeração, o ar-condicionado inverte, reduzindo ou aumentando a velocidade de rotação, gerando economia de energia pela ausência dos picos de consumo.

Portanto, veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Limpe os filtros de tempos em tempos

Limpar o filtro do ar-condicionado deve fazer parte da rotina de quem utiliza o aparelho, pois a sujeira acumulada pode prejudicar o funcionamento e reduzir a vida útil do aparelho. O acúmulo de poeira nos filtros resulta em um maior consumo de energia do equipamento. Isso porque, ao dificultar a passagem do ar pelo aparelho, se reduz a taxa de retirada de calor do ambiente.

Mais importante do que apenas a questão da economia de energia, a limpeza dos filtros é imprescindível, pois um filtro sujo é prejudicial à saúde dos usuários. Isso porque o filtro sujo pode resultar na proliferação de fungos, causando reações alérgicas, por exemplo.

Utilize função e timer

Algumas funcionalidades presentes nos aparelhos de ar-condicionado auxiliam na economia de energia, como a função timer. Ele auxilia na redução do consumo de energia, pois é possível programar o horário tempo exato para que o aparelho desligue, evitando o uso desnecessário.

Essa função tem ainda um ganho em conforto, pois aumenta a temperatura em 0,5° C no modo resfriamento. Além disso, reduz a temperatura em 2° C no modo aquecimento após 60 minutos do timer ter sido ativado para que o usuário tenha uma melhor noite de sono.

Não bloqueie as saídas de ar

Outra maneira de manter o clima agradável sem causar um maior consumo de energia é mantê-lo sem obstruções para circulação do ar. Não é recomendado deixá-lo atrás de cortinas ou móveis. Portanto, vale ressaltar que instalar o aparelho de ar-condicionado próximo às janelas e locais com incidência solar também pode prejudicar o funcionamento.

Ajuste a temperatura adequadamente

Uma última dica valiosa diz respeito à temperatura ideal para ajustar ar-condicionado durante o período de utilização. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas sente-se confortável entre 20ºC e 25ºC, sendo  23ºC uma boa média para se adotar.

Mais do que isto, é importante lembrar que ajustar o equipamento para 23ºC não significa que o ar sairá do ar-condicionado com esta temperatura. Isso porque ele fará os devidos ajustes para tentar manter o ambiente nesta temperatura.

Assim, concluindo, saiba mais: Como ter uma cozinha americana com produtos de qualidade e baixo custo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies