site statistics

O que plantar na lua minguante e como a luz do luar influencia na plantação

Aprenda dicas muito valiosas sobre o que plantar na lua minguante e como é causado esse impacto

Você sabia que a posição da lua pode afetar a plantação? É exatamente isso o que vai ser explicado hoje, 09 de fevereiro, aqui no Agronews, do Jornal Prime. Descubra como essa influência é feita e também o que plantar na lua minguante, que é uma das fases mais importantes.

Os agricultores precisam sempre estar atentos ao clima para que as plantas cresçam com saúde, e a lua também impacta. Portanto, além de regar, adubar, podar algumas folhas, eliminar pestes e pragas, preste atenção no luar também é importante. Veja agora dicas e o que plantar na lua minguante.

Assim, leia mais: Como plantar limão siciliano no quintal da sua casa; veja dicas preciosas

O que plantar na lua minguante - Reprodução: Pixabay
O que plantar na lua minguante – Reprodução: Pixabay

O que cultivar e o que plantar na lua minguante

Essa fase é considerada excelente para cultivar tubérculos e raízes, principalmente porque eles nascem embaixo da terra. Confira agora alguns exemplos de verduras e legumes.

  • Batata, que pode ser tanto a doce quanto a inglesa;
  • Inhame;
  • Rabanete;
  • Cenoura;
  • Beterraba;
  • Alho;
  • Nabo;
  • Gengibre;
  • Cebola;
  • Açafrão.

Como a trajetória da lua influencia na plantação

A lua é um astro que reflete a luz do sol e não tem iluminação própria. E dependendo da posição que ela se encontra perante a Terra e ao sol, apenas uma parte receberá luz. É por isso que existem quatro fases diferentes: crescente, minguante, nova e cheia.

Acontece que enquanto a lua segue sua trajetória, com movimento, posição e luminosidade, diferentes efeitos acontecem sobre nosso planeta. Essas ações podem ser mais fortes ou mais fracas. A força gravitacional aliada a iluminação, impacta a vida na Terra: o mar, os animais e as plantas.

Isso ocorre porque o astro causa impacto na produção de seiva que percorrerá o caule das suas plantas. E também porque a luz da lua, apesar de ser mais fraca que o sol, entra no solo. E essa penetração pode acelerar ou deixar mais lento o processo que as raízes precisam para germinar.

Portanto, confira também: Saiba como plantar babosa em vaso de uma maneira muito fácil

A lua minguante e sua plantação

Sua influência no planeta não é tão forte quanto as outras, pois não está tão alinhada com a luz solar. Portanto, a luminosidade e a gravidade são menores. Nisso, a Terra não será tão influenciada.

Dessa maneira, subir um caule se torna um pouco mais difícil para a seiva, o que é ir contra a gravidade. Então ela fica mais concentrada nas raízes da planta. Com isso, é muito melhor plantar o que nasce embaixo da terra como tubérculos e raízes, por exemplo.

Por fim, viu só quantas informações importantes você aprendeu com esse texto? Portanto, não perca mais tempo e vá correndo colocar todos os ensinamentos a prova! Dessa maneira, você já sabe exatamente o que plantar na lua minguante!

Ademais, leia também: Conheça os benefícios da couve e saiba seus efeitos nutritivos para a saúde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies