site statistics

Com 5.000 terrenos baldios, Nova Mutum vive desafio no combate à dengue

Cidade coloca em prática decreto que prevê multa aos proprietários

Nova Mutum (MT), quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – A cidade de Nova Mutum (MT), conta atualmente com mais de 5.000 terrenos baldios. Os dados foram divulgados pela própria prefeitura em seu site oficial, que emitiu até um decreto para fazer a limpeza destes locais.

Desta maneira, com tantas áreas vazias, o acúmulo de lixo, mato e água parada também se tornam um desafio. Ainda mais agora, em que a dengue vem se tornando uma epidemia no país inteiro e preocupando os órgãos de saúde pública, não apenas em Nova Mutum.

Agora, a prefeitura aposta em um decreto municipal, onde está notificando todos os proprietários de terrenos na cidade. Com isso, que também vale para lotes e casas abandonadas, passam a ter 30 dias desde a notificação para limparem o espaço.

Nova Mutum prevê multa para quem descumprir

Com 5.000 terrenos baldios, Nova Mutum vive desafio no combate à dengue. Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum
Com 5.000 terrenos baldios, Nova Mutum vive desafio no combate à dengue. Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum

Ainda de acordo com o decreto da prefeitura, os proprietários de terrenos em Nova Mutum poderão sofrer multas se não fizerem o reparo. Além disso, a prefeitura vai fazer a limpeza no local e, além da multa, também vai cobrar as taxas do serviço prestado.

Calebe Benjamin, coordenador de Planejamento Urbano da cidade mato-grossense, considera essencial esse tipo de ação. E destaca, ainda, a questão da higiene desses espaços privados.

“Os proprietários devem manter seus imóveis em boas condições de higiene e limpeza, eliminando todo e qualquer foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Esta é a hora em que o cidadão precisa fazer a sua parte em prol da comunidade em geral”.

O Jornal Prime, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia das principais notícias do país.

MT tem mais de 4.000 casos de dengue

Desde o início de 2024, o estado do Mato Grosso já registrou mais de 4.000 casos de dengue. Esses dados incluem todas as cidades, inclusive Nova Mutum, e são divulgados pelo governo do estado.

No entanto, a preocupação do poder público vai além da questão da dengue ou Zika. No caso, também há a questão dos animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, que surgem nos terrenos baldios.

Por fim, a prefeitura de Nova Mutum espera, ao menos, minimizar os problemas. E espera também a adesão dos proprietários para a limpeza dos espaços.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies