site statistics

Milei fecha estatal de notícias na Argentina em novo pacote

Presidente fez discurso no Congresso Nacional

São José dos Campos (SP), sábado, 2 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou mais um pacote de medidas econômicas para tentar contar a crise econômica no país vizinho. Entre outras coisas, o mandatário anunciou que vai interromper a Télam, agência estatal de notícias do país.

Segundo Milei, a Télam tinha se tornado um instrumento de propaganda ‘kirchenista’. Ele disse isso em referência a sua principal rival política, a peronista e ex-presidente Cristina Kirchner. Essa agência existe desde 1945 e poderia também divulgar ações do próprio governo atual.

As declarações do presidente argentino aconteceram nesta sexta-feira (1) em discurso no Congresso Nacional. Na oportunidade, aconteceram as sessões ordinárias da casa.

Milei fecha instituto de discriminação

"Por isso, nos próximos dias a Administração Nacional de Aviação Civil estabelecerá um novo critério regulatório para que nenhum político ou familiares de políticos possam utilizar aviões privados, exceto para assuntos estritamente oficiais". Foto: PR/via Fotos Públicas
“Por isso, nos próximos dias a Administração Nacional de Aviação Civil estabelecerá um novo critério regulatório para que nenhum político ou familiares de políticos possam utilizar aviões privados, exceto para assuntos estritamente oficiais”. Foto: PR/via Fotos Públicas

Na prática, a declaração de Milei sobre a Télam aconteceu após falar sobre o fechamento de outro instituto. No caso, o de combate à discriminação e à xenofobia, criado nos governos anteriores.

Assim, o presidente de direita tenta romper os vínculos criados pelos antecessores, de esquerda, como o ex-presidente Alberto Fernández. Então, vem cumprindo algumas de suas promessas de campanha.

Segundo Milei, o principal argumento para acabar com o instituto é político. Isso porque, de acordo com o presidente, o órgão servia para gastar milhões de pesos e manter ‘militantes alugados’ pela oposição argentina.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as principais notícias do dia a dia na região, no Brasil e no mundo.

Presidente também cria lei ‘anticasta’

Durante toda sua campanha, Javier Milei chamou a classe política argentina de ‘casta’ e prometeu romper esse vínculo. Embora, na prática, isso não tenha acontecido totalmente, ele vem criando algumas medidas para tentar combater o que chama de privilégios.

Uma dessas medidas foi a proibição do uso pessoa de aviões privados por políticos. Para ele, é necessário sempre usar voos comerciais.

“Por isso, nos próximos dias a Administração Nacional de Aviação Civil estabelecerá um novo critério regulatório para que nenhum político ou familiares de políticos possam utilizar aviões privados, exceto para assuntos estritamente oficiais”

Ainda no pacote de lei ‘anticasta’, Milei quer acabar com o financiamento público dos partidos políticos na Argentina. Além disso, quer criar a lei ‘ficha limpa’, semelhante ao que já existe no Brasil, para evitar que políticos condenados se candidatem a algum cargo público.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies