site statistics

Mato Grosso prepara ‘Semana D’ contra a dengue no estado

Estado faz ação similar ao Dia D do governo federal neste último sábado (2)

Nova Mutum (MT), domingo, 3 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo do Mato Grosso prepara uma ‘Semana D’ para fazer uma ofensiva contra a dengue no estado. Até porque a doença aumento muito, em todo o país, e apenas em 2024 mais de 250 pessoas já morreram no Brasil inteiro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o governo do Mato Grosso, a ação acontece entre os dias 18 até 30 de março deste ano, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde local. De acordo com o órgão, isso vai acontecer do mesmo modo que o Dia D nacional, que aconteceu neste sábado (2), em todo o país e proposto pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.

Agora, o desafio do governo estadual é fazer com que todas as cidades mato-grossenses façam adesão ao ato de uma semana. Assim, poderá tentar minimizar a crise com o avanço da doença.

Ideia é facilitar articulação no Mato Grosso

Mato Grosso prepara ‘Semana D’ contra a dengue no estado . Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum
Mato Grosso prepara ‘Semana D’ contra a dengue no estado . Foto: Kacio Henrique/Prefeitura de Nova Mutum

Para Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, a ideia da ‘Semana D’ é facilitar a articulação entre o estado do Mato Grosso e as cidades. Além disso, será possível esse cronograma de forma efetivo para tentar combater o aumento dos casos de dengue.

“A ‘Semana D’ é uma tentativa de unir forças e envolver diversos setores da sociedade nos municípios, de forma a construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso. Os municípios têm autonomia para realizar ações direcionadas ao Dia D, proposto pelo Ministério da Saúde, e a SES também trabalha em uma grande mobilização entre os dias 18 e 30 de março”.

O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias da região, do país e do mundo.

Semana D terá nome de ‘Ação Casa Limpa’

A chamada ‘Semana D’ no estado do Mato Grosso para combater a dengue vai se chamar ‘Ação Casa Limpa’. Na prática, a ideia é visitar casas e comércios, além de empresas, para verificar focos de criadouros do mosquito transmissor.

Consequentemente, vai acontecer uma limpeza dos locais e retirada desses criadouros. Embora seja uma ação do estado, a expectativa é que as cidades possam colaborar.

Por fim, o governo do Mato Grosso destacou que todas as datas serão para a limpeza das residência. No entanto, os demais locais terão dia específicos entre 18 e 30 de março.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies