Mato Grosso prepara ‘Semana D’ contra a dengue no estado
Estado faz ação similar ao Dia D do governo federal neste último sábado (2)
Nova Mutum (MT), domingo, 3 de março de 2024, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo do Mato Grosso prepara uma ‘Semana D’ para fazer uma ofensiva contra a dengue no estado. Até porque a doença aumento muito, em todo o país, e apenas em 2024 mais de 250 pessoas já morreram no Brasil inteiro, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o governo do Mato Grosso, a ação acontece entre os dias 18 até 30 de março deste ano, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde local. De acordo com o órgão, isso vai acontecer do mesmo modo que o Dia D nacional, que aconteceu neste sábado (2), em todo o país e proposto pelo Ministério da Saúde do Governo Federal.
Agora, o desafio do governo estadual é fazer com que todas as cidades mato-grossenses façam adesão ao ato de uma semana. Assim, poderá tentar minimizar a crise com o avanço da doença.
Ideia é facilitar articulação no Mato Grosso
Para Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, a ideia da ‘Semana D’ é facilitar a articulação entre o estado do Mato Grosso e as cidades. Além disso, será possível esse cronograma de forma efetivo para tentar combater o aumento dos casos de dengue.
“A ‘Semana D’ é uma tentativa de unir forças e envolver diversos setores da sociedade nos municípios, de forma a construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso. Os municípios têm autonomia para realizar ações direcionadas ao Dia D, proposto pelo Ministério da Saúde, e a SES também trabalha em uma grande mobilização entre os dias 18 e 30 de março”.
O Jornal Prime, o seu preferido da internet, vem acompanhando as notícias da região, do país e do mundo.
Semana D terá nome de ‘Ação Casa Limpa’
A chamada ‘Semana D’ no estado do Mato Grosso para combater a dengue vai se chamar ‘Ação Casa Limpa’. Na prática, a ideia é visitar casas e comércios, além de empresas, para verificar focos de criadouros do mosquito transmissor.
Consequentemente, vai acontecer uma limpeza dos locais e retirada desses criadouros. Embora seja uma ação do estado, a expectativa é que as cidades possam colaborar.
Por fim, o governo do Mato Grosso destacou que todas as datas serão para a limpeza das residência. No entanto, os demais locais terão dia específicos entre 18 e 30 de março.
Comentários estão fechados.