site statistics

Saiba como fazer compostagem caseira de forma fácil e prática

Nesta matéria, você aprenderá a fazer compostagem de maneira simples e economizar tempo

Os vegetais em geral necessitam de alguns componentes para crescer e se desenvolver bem. Esses componentes são obtidos por diversas formas, e uma delas é através do adubo orgânico, que provém da compostagem. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 09 de fevereiro, como fazer compostagem.

Primordialmente, a compostagem é uma forma de transformar compostos orgânicos em adubo para plantas e demais espécies vegetais. Além disso, existem ainda duas formas de compostagem, com e sem minhocas. Nesta matéria, você aprenderá a fazer compostagem sem minhocas de forma fácil e prática.

Veja também: Aprenda como fazer uma horta em casa de forma barata e simples

Compostagem caseira de forma fácil e prática - Foto: Canva
Compostagem caseira de forma fácil e prática – Foto: Canva

Aprenda a fazer compostagem

Primeiramente, serão necessárias três caixas de plástico de tamanhos proporcionais. É importante que uma das caixas possua tampa, sendo que ficará na parte superior na composteira. Lembre-se também de fazer furos no fundo da caixa que ficará no topo e na sucessora.

Nesse sentido, o terceiro recipiente servirá para coletar o líquido resultante da decomposição de matéria orgânica. Para começar a montar a composteira, é preciso adicionar uma camada de folhas secas e galhos ao fundo da primeira e da segunda caixa.

Em seguida, acrescente a terra por cima da camada de folhas e galhos. Então, você já poderá  agregar os componentes orgânicos que passarão pelo processo para se tornarem adubo para suas plantinhas.

O que usar na compostagem

Antes de tudo, você precisa saber que alguns materiais orgânicos usados na composteira podem ser colocados com regularidade, enquanto outros não. Portanto, conheça agora alguns materiais que podem ser utilizados com frequência: legumes, frutas, borra e filtro de café, verduras, grãos e sementes, cascas de ovos e sachê de chá sem etiqueta.

Desse modo, evite materiais como: frutas cítricas, papel toalha, trigo, carnes, limão, óleos e gorduras, líquidos, trigo, temperos fortes, nozes pretas, arroz e papéis em geral. Esses materiais não podem ser utilizados para se obter composto orgânico ou adubo.

Você vai gostar: Como fazer uma horta suspensa barata: itens indispensáveis que você precisa comprar 

Manutenção

Finalmente, o processo de manutenção é fácil. Semanalmente, revire a terra com a matéria orgânica das duas primeiras caixas com o auxílio de uma pá ou colher de construção. Atente-se também ao recipiente inferior que recebe o líquido orgânico proveniente da decomposição dos compostos.

Por último, quando a terra das caixas se tornar fofinha e aerada, com todo o material decomposto, está pronto o seu adubo orgânico. O líquido resultante da decomposição também pode ser utilizado para regar plantas, apenas tenha o cuidado de diluir antes de realizar este processo.

Curiosidades

Sobretudo, a compostagem é um método de reciclagem de lixo orgânico. Este procedimento contribui em reduzir os aspectos do aquecimento global e vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade moderna.

Nesse sentido, ter uma composteira em casa, além de ajudar quanto aos aspectos ambientais, também é uma forma de preparar seu próprio adubo e, assim, manter sua horta ou suas plantinhas bem saudáveis.

Agora que você já sabe como realizar o método de compostagem, basta seguir o passo a passo para sempre ter adubo disponível em sua casa, contribuindo com o meio ambiente e com o crescimento e desenvolvimento das suas plantas.

Leia mais: Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal e veja seus benefícios

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies