site statistics

Painel fotovoltaico: 10 curiosidades interessantes que você precisa saber

Para te ajudar na escolha deste sistema de energia com o painel fotovoltaico, separamos 10 curiosidades sobre o seu uso

Painel fotovoltaico surgiu como uma tecnologia para suprir a necessidade humana no fornecimento de energia elétrica, além de ajudar na preservação do meio ambiente. Neste domingo, 30 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar 10 curiosidades sobre o sistema que vai te surpreender.

Cada vez mais o uso do painel fotovoltaico vem se popularizando. No Brasil, já é grande a procura por essa categoria de produto, que ainda gera algumas dúvidas, mas já vem sendo bastante implantado nas casas.

Também, veja mais: 5 fatos sobre a energia fotovoltaica que você precisa saber

Conheça 10 fatos interessantes sobre painel fotovoltaico

Painel fotovoltaico: 10 curiosidades interessantes que você precisa saber
Painel fotovoltaico: 10 curiosidades interessantes que você precisa saber – Foto: Pixabay

O custo do painel fotovoltaico ainda é grande comparado a compra da energia tradicional. Contudo, as pessoas precisam entender que, com o uso da energia solar, o consumidor consegue recuperar o investimento aplicado por meio da economia com a conta de luz. Para te ajudar na escolha deste sistema, separamos 10 curiosidades sobre o seu uso:

1.Uso fora do telhado

Antes o uso do painel fotovoltaico era ligado à sua instalação junto ao telhado das casas. Mas, em 2019, uma nova tecnologia chegou ao mercado, onde é possível trocar o painel fotovoltaico por telhas solares, capazes de transformar o telhado de uma casa em gerador de energia sem, em simultâneo, tirar o seu aspecto comum.

2.Sistema gera energia a noite

Também, devido à tecnologia, é possível gerar energia a noite com o uso deste tipo de sistema. Isso porque, ele armazena a energia do sol durante o dia, e a noite consegue liberar para a conversão em aparelhos eletrônicos, etc.

3.Uso do fotovoltaico no Parlamento do Paquistão

O uso do painel fotovoltaico está crescendo tanto que o parlamento do Paquistão se tornou o primeiro do mundo a ser movido inteiramente por energia solar. Como resultado, eles geram cerca de 80 MW de potência, dos quais 62 MW são utilizados para abastecer o parlamento paquistanês, enquanto o restante da energia é injetado na rede elétrica do país.

4.Estádio Mineirão funciona com painel fotovoltaico

O Estádio do Mineirão, localizado na cidade de Belo Horizonte, foi o primeiro estádio do mundo que sediou uma partida da Copa do Mundo operando com painel fotovoltaico. Isso porque, a usina possui 6 mil painéis, tendo capacidade de produção de 1,42 MWp. Destas, apenas 10% é usada no estádio, enquanto o resto é distribuído pelo Estado através da rede elétrica.

5.Estrada Solar com o uso de energia fotovoltaico

Já pensou uma estrada que funcione com o uso de painel fotovoltaico? Isso já é uma realidade na França, que instalou a primeira estrada solar do mundo, cobrindo cerca de 1 km com a tecnologia, de um total planejado de 1.000 quilômetros.

Como resultado, leia também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

6.Aeroporto Solar com o uso de painel fotovoltaico

Outra grande novidade é o uso do painel fotovoltaico no Aeroporto Internacional Cochin, em Querala, na Índia. Ou seja, no total, foram instalados quase 46 mil painéis, fazendo com que o aeroporto funcionasse com 100% em energia solar, transformando-se no primeiro aeroporto internacional a funcionar com esse tipo de tecnologia.

7.Ciclovia Solar com o uso de energia fotovoltaico

Localizada na cidade de Krommenie, a noroeste de Amsterdã, Holanda, essa é a primeira ciclovia com o uso do painel fotovoltaico. Neste caso, cerca de 100 metros de extensão de energia são geradas por meio desta energia.

8.Famosos valorizam o sistema

Muitos famosos também são adeptos do painel fotovoltaico, porque reconhecem o seu uso como sendo fator importante para a economia de energia e sustentabilidade. A modelo Gisele Bündchen, e outras pessoas do meio artístico, já deixaram claro que são a favor do uso do sistema, ajudando a divulgar as vantagens, por exemplo.

9.Árvores solares como painel fotovoltaico

Em Singapura, um projeto de paisagismo de 250 acres, o Gardens by the Bay, conta com 18 super árvores artificiais instaladas no jardim da baía Sul. Assim, dentre elas, 11 possuem células fotovoltaicas instaladas para a geração de energia elétrica.

10.Água gerada por energia solar

Um dispositivo criado nos Estados Unidos usa a luz solar para sugar o vapor de água do ar, mesmo na baixa umidade. Neste caso, o aparelho é feito de cristais metálicos de estrutura orgânica, pressionados em uma fina chapa de cobre metálico, colocados entre um absorvedor solar e uma placa de condensador.

Bem, agora que você conhece um pouco mais sobre o uso do painel fotovoltaico, fica mais fácil optar pela instalação do sistema na sua casa. Ou seja, isso irá gerar economia na energia elétrica, além de ajudar o meio ambiente.

Em seguida, leia também: Como dar brilho em piso laminado: passo a passo para deixar seu chão brilhando

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies