site statistics

Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal e veja seus benefícios

Vamos te ensinar, com dicas simples, como cultivar beterraba amarela no quintal para aproveitar os benefícios que ela oferece a saúde

A beterraba é um alimento rico em diversos nutrientes, como potássio, magnésio, ferro, vitamina e carboidratos. Assim, cultivar beterraba amarela no quintal é uma ótima maneira de consumir esse alimento, livre de agrotóxicos. Neste domingo, 30 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar os benefícios de ter esse alimento plantado em casa.

Todas as propriedades na hora de cultivar beterraba amarela no quintal fazem desde legumes um alimento especial. Mas, você sabe como fazer isso? É que vamos te ensinar com dicas simples para aproveitar os benefícios que ela oferece para a saúde.

Assim, leia mais: Como fazer horta em quintal pequeno

Como cultivar beterraba amarela no quintal

Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal de casa e veja seus benefícios para a saúde
Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal de casa e veja seus benefícios para a saúde – Foto: Pixabay

Na hora de cultivar beterraba amarela no quintal, é importante ficar em alerta para vários detalhes, como o solo, tipo de irrigação, luz correta, qual o melhor clima para o plantio e quando realizar a colheita. Ficou curioso (a)? Veja mais detalhes abaixo:

Clima para cultivar beterraba amarela no quintal

Cultivar esse legume não tem muito segredo. Esse alimento gosta de climas amenos, porém, alguns vão bem em temperaturas mais altas. Geralmente, deve-se respeitar um intervalo entre 10º C e 24º C (10º C a 20º C, idealmente) evitando solos encharcados.

Luminosidade faz toda a diferença

Beterraba gosta de luz. A dica aqui é deixar ao menos algumas horas por dia sobre a luz direta do sol. Porém, vale lembrar que se trata de um tubérculo que gosta de temperaturas amenas. Então, cuidado com a exposição além da conta.

Solo certa produz um legume de qualidade

Evite solos encharcados e declivosos. Na hora de cultivo no quintal de casa, dê atenção quando o assunto é acidez do solo, onde esse legume se desenvolvendo melhor em pH entre 6,0 e 7,5. O solo deve estar bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Portanto, confira também: Como plantar abacate em vaso

Plantio é a chave para o sucesso

Para não errar, semeie e plante entre os meses de abril e junho. O cultivo pode-se dar em sistema de semeadura direta e plantio por mudas. As mudas podem ser semeadas em tubetes ou sementeiras, o que ajuda a evitar a contaminação da semente.

Irrigação certa para o cultivo da beterraba amarela

Irrigue com frequência deixando o solo úmido, mas nunca deixe o solo ficar encharcado. Isso prejudica o desenvolvimento da beterraba. Ou seja, quando for cultivar no quintal, cuidado com o excesso de água.

Colheita na hora ideal

Para finalizar no assunto, a dica que não pode ficar de fora envolve a colheita. Em geral, as beterrabas são retiradas quando apresentarem diâmetro de 8 a 12 cm e comprimento de 7 cm, o que ocorre cerca de 80 dias após a semeadura. Não deixe passar muito do tempo de colheita, pois as raízes ficam duras.

Concluindo, agora que você já sabe cultivar beterraba amarela no quintal, o que acha de aplicar todas essas dicas, obtendo um alimento livre de agrotóxicos e com a qualidade diferenciada que não é encontrada nos mercados ou na feira? Compartilhe conosco essa experiência.

Ademais, leia também: Como plantar videira em vaso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies