site statistics

Aprenda como limpar sofá de tecido com produtos caseiros e de maneira simples

Veja como limpar sofá de tecido usando técnicas fáceis e incríveis

Muitas pessoas não costumam limpar sofá de tecido, ou por acharem difícil, ou simplesmente porque julgam não ser necessário. Mas ele fica sujo como qualquer outro móvel de casa. Então, hoje, 24 de janeiro, o AgroNews, do Jornal Prime, vai ensinar soluções caseiras para a limpeza.

Embora hoje existam empresas que limpam, muitas vezes cobram caro, e nem sempre dá para pagar. Mas, com as dicas desta matéria, você vai aprender a limpar sofá de tecido sozinho. E não importa o material com que ele foi feito: suede, veludo, camurça, couro, linho, etc.

Assim, leia mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Mistura caseira para limpar sofá de tecido

Confira os ingredientes necessários para fazer a mistura base para poder limpar diversos sofás de tecido:

  • Vinagre branco;
  • Água morna;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Um recipiente com spray;
  • Um pano úmido.

Coloque 1/2 copo do vinagre branco, 2 colheres de sopa do bicarbonato e 1 litro de água morna. A mistura vai borbulhar, mas isso é normal, pois é a reação de quando o vinagre se encontra com o bicarbonato. Agora, coloque tudo em um spray para borrifar sobre o sofá. Depois do passo acima, use o pano úmido para tirar o excesso.

Aprenda a limpar sofá de tecido com produtos caseiros de maneira simples - Foto: FreePik
Aprenda a limpar sofá de tecido com produtos caseiros de maneira simples – Foto: FreePik

Como limpar diferentes tecidos de sofá

Abaixo listamos os tecidos de sofás mais comuns e como você deve limpar cada um deles. Portanto, verifique qual é o da sua casa e veja as formas de limpeza a seguir:

Sofá de couro

O couro é um material muito delicado, portanto, você precisa de mais cuidado ainda para limpá-lo. Use apenas detergente neutro e um pouco de água. Esfregue com uma escovinha de dentes de cerdas macias, e depois passe um pano seco para tirar. A cada três meses, passe silicone líquido com uma flanela para hidratar o tecido.

Veja também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Sofá de suede

Essa simples solução funciona para os tecidos de jacquard também. Basta usar detergente neutro e uma escova de dente das cerdas macias. Jogue a fórmula com um spray, passe a escovinha e pronto. O sofá vai ficar limpo.

Sofá de veludo

Em um copo de 200 ml, coloque 1/4 de vinagre branco e encha o restante com água morna. Use um spray e borrife sobre o tecido. Em seguida, deixe secar de maneira natural para tirar o cheiro ruim e as bactérias. Essa mistura funciona também para os de linho.

Sofá de camurça

Use a mesma solução de detergente neutro e água em uma garrafinha com spray. Borrife-a sobre toda a superfície e, em seguida, esfregue a escovinha e um pano seco para retirar o excesso de umidade.

Como limpar sofá de tecido a seco

Passe o aspirador de pó para tirar poeira, migalhas de comida, fios de cabelo, entre outras impurezas do sofá. Isso deve ser feito pelo menos uma vez por semana para não acumular muita sujeira. E passe inclusive em todos os cantinhos.

Agora que você já sabe diversas maneiras diferentes de limpar sofá de tecido, não perca mais tempo. Pegue os ingredientes, faça as misturas e vá fazer a faxina que o seu sofá tanto merece.

Ademais, leia também: Descubra como plantar alface na água: técnica que vem crescendo e facilitando o cultivo

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies