site statistics

Veja como fazer uma hortinha de temperos em casa de modo fácil e prático

Tenha sua própria hortinha de temperos sem nenhum trabalho

Ter uma hortinha de temperos é um ótimo jeito de comer de maneira saudável e se conectar com a natureza. Além, é claro, de garantir um toque especial e diferenciado na sua comida sempre que quiser. E hoje, dia 24 de janeiro, o AgroNews, do Jornal Prime, vai te mostrar as plantas mais fáceis de cultivar.

Outro grande benefício que ela traz é a garantia que você está comendo algo sem nenhum tipo de agrotóxico. E você conseguirá até mesmo economizar nos gastos do supermercado. Viu só como é bom ter uma hortinha de temperos?

Leia mais: Como plantar cebola em vaso: a maneira mais fácil e eficiente 

Veja como fazer uma hortinha de temperos em casa de modo fácil e prático - Foto: Pixabay
Veja como fazer uma hortinha de temperos em casa de modo fácil e prático – Foto: Pixabay

Hortinha de temperos para ter em casa

Abaixo, temos os temperos mais comuns que fazem parte do dia a dia de todas as cozinheiras. Conheça alguns de fácil cultivo para montar sua própria hortinha em casa.

Manjericão

Ele não cresce muito, então, é bem vantajoso de ter em espaços pequenos. É possível plantar direto em um vaso. É uma planta versátil e bastante aromática. Pode ser utilizado em: molhos, massas, saladas, refogados, sopas, entre outros.

Hortelã

Diferentemente do manjericão, a hortelã ocupa um certo espaço, então, se certifique que ela vá caber na sua casa. O recomendado é colocá-la em um vaso separado das outras plantas. Fica muito bem tanto nas receitas doces, quanto nas salgadas, e até mesmo em bebidas.

Alecrim

O alecrim é usado em várias receitas diferentes e pode ir até mesmo no chá. Sua vida é longa, se for bem cuidado. Para isso, invista em um vaso separado (assim como a hortelã), regue-o regularmente e deixe perto do sol.

Orégano

O orégano já não precisa de muita água. O ideal é que o solo fique mais arenoso e drenado. Ocupa pouco espaço e pode ser plantado juntamente com outros temperos. Vai muito bem em pizzas e saladas.

Pimenta

Uma das favoritas dos brasileiros. As variedades de pimentas que podem ser plantadas em casa é longa: do reino, malagueta, a síria, a biquinho, etc. Necessita de um solo sempre úmido, mas não encharcado. Precisa ficar separada das outras e gosta muito de luz solar.

Portanto, confira também: Descubra como plantar alface na água: técnica que vem crescendo e facilitando o cultivo

Cuidados essenciais para ter uma hortinha de temperos

Escolha um bom local para deixar a sua horta. Ele precisa ser bem arejado e com acesso a luz solar pelo menos três horas por dia. Em seguida, defina quais temperos você quer plantar. Acima, há alguns bons exemplos.

Além disso, compre vasos ou use garrafas pets ou caixas. Porém, faça furos em sua base para não acumular água no solo. Use sementes e terra de boa qualidade. Lembre-se que a planta vai se alimentar e crescer ali, então ela precisa de cuidados. Regue de acordo com as características de cada uma: há as que precisam de mais água, outras nem tanto.

Por fim, ter uma hortinha de temperos vai trazer mais alegria e vida para o ambiente, já que as plantas fazem isso. Portanto, chegou a hora de começar a sua, não acha? Siga esses passos e garanta uma vida mais saudável para toda a sua família.

Leia também: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies