site statistics

Jardim vertical com garrafa PET: aprenda como fazer essa ideia criativa em casa

Aproveite o seu espaço da melhor forma e cultive várias plantas com esse método incrível

As cidades estão cada vez mais cheias, os terrenos cada vez menores e, consequentemente, os espaços individuais cada vez mais compactos. Dessa maneira, quem mora no ambiente urbano tem que se reinventar se quiser ter algum tipo de vegetação em casa. Pensando nisso, o Agronews, do Jornal Prime, vai te ensinar hoje, 03 de fevereiro, a fazer um lindo jardim vertical com garrafa PET.

Colocando em prática o método ensinado a seguir, você não vai apenas aproveitar melhor o espaço do seu quintal, mas também ter a possibilidade de melhorar a alimentação da sua família. Afinal, no seu jardim vertical de garrafa PET será possível plantar várias categorias de hortaliças. Sendo assim, você pode substituir os alimentos repletos de agrotóxicos comprados no mercado por vegetais orgânicos.

Veja também: Descubra como higienizar ovo de galinha: respondemos as dúvidas mais comuns e te ensinamos como lavar corretamente

Como fazer um jardim vertical com garrafa PET

Aquelas garrafas de refrigerante que iriam para o lixo, agora podem fazer parte da transformação do seu quintal. Então, a decoração verde das suas paredes estarão contribuindo, primeiro, para com a diminuição da poluição da sua cidade. Em suma, não há necessidade de nenhuma habilidade especial para montar esta horta suspensa. Pelo contrário, qualquer pessoa pode executar este trabalho com apenas um pouco de paciência.

Jardim vertical com garrafa PET
Jardim vertical com garrafa PET (Reprodução Canva Pro)

Materiais necessários

Os materiais que a técnica exige, são itens bastante simples e comuns em toda casa. Assim, contando que você já tenha as ferramentas, será preciso comprar apenas algumas buchas e parafusos, que são itens de baixo custo. Ou seja, além da praticidade, não será preciso gastar muito dinheiro.

  • Garrafas de refrigerante de 2 litros (a quantidade que desejar);
  • Tesoura comum;
  • Martelo;
  • Parafusos;
  • Buchas;
  • Arruelas;
  • Furadeira;
  • 1 chave de fenda ou phillips.

Saiba mais: Como limpar panela antiaderente da forma correta: mantenha sua vasilha sempre novinha com essas técnicas

Passo a passo para montar o jardim suspenso

A quantidade de materiais dependerá do espaço que você está disposto a destinar para a construção do jardim. Desse modo, tome este método como base para confeccionar a horta do tamanho que desejar.

Em primeiro lugar, use a tesoura para cortar a lateral da garrafa, de maneira que ela se transforme em um recipiente com uma abertura na parte de cima. Depois disso, abra vários buraquinhos na parte inferior (lado oposto ao corte feito). Esses furos irão servir para drenar a água da rega.

Após recortar todas as garrafas e abrir os orifícios, comece a montagem do jardim. Para isso, posicione as garrafas na posição desejada na parede e marque os locais com um lápis ou pincel para executar 2 furos, sendo um em cada extremidade da garrafa. Depois, retire a garrafa da posição e faça os furos na parede com uma furadeira. Por fim, introduza as buchas.

Na sequência, posicione as garrafas novamente e faça a fixação com os parafusos. A propósito, a arruela é importante nesse momento para dar mais firmeza do plástico da garrafa entre a cabeça do parafuso e a parede. Assim, use a chave de fenda para deixar o parafuso o mais apertado que você puder. Após fixadas, encha os vasos improvisados com uma mistura de terra, areia e adubo orgânico. Por último, faça uma rega para que a terra fique umedecida.

Depois de todo esse trabalho, finalmente você terá o seu jardim vertical com garrafa PET pronto para receber as sementes ou as mudas de sua preferência. Aliás, caso esteja preocupado com a quantidade de furos na parede, faça a fixação dos vasos em um palete de madeira e só depois fixe no muro. Desse modo, somente alguns furos serão necessários para suportar a estrutura.

Você também pode gostar: Bicarbonato com óleo do coco clareia a pele? Conheça a verdade e aprenda a fazer do jeito certo

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies