site statistics

Flores comestíveis: 5 espécies para incluir em seu cardápio de maneira simples e rápida

Conheça esse truque para incrementar o sabor e o visual dos seus pratos

As flores comestíveis já eram usadas na culinária desde a antiguidade. Sua versatilidade faz com que você possa utilizá-las de várias maneiras. Hoje, 1 de fevereiro, o AgroNews, do JornalPrime, trará para você, em primeira mão, as informações de 05 espécies dessas flores para incluir no seu cardápio.

Entenda que você não poderá sair por aí acrescentando qualquer flor em suas receitas. Portanto, é preciso ter certeza de que selecionou corretamente as flores comestíveis. Porque, apesar de serem lindas, algumas espécies não fazem bem para a saúde se forem ingeridas.

Leia também: Óleo de coco para clarear os dentes: saiba como utilizar esse líquido para deixar a sua dentição branquinha

Flores comestíveis: 5 espécies para incluir em seu cardápio de maneira simples e rápida, além disso o sabor vai te surpreender - Foto: Canva
Flores comestíveis: 5 espécies para incluir em seu cardápio de maneira simples e rápida, além disso o sabor vai te surpreender – Foto: Canva

Conheça 5 espécies de flores comestíveis

Antes de mais nada, é importante salientar que muitas delas são de fácil cultivo. Portanto, você pode ter em sua casa um lindo jardim, composto das mais variadas espécies. Por exemplo, cravos comestíveis, rosas comestíveis, etc. Como resultado disso, é possível ter uma horta colorida e com uma explosão de sabores. 

Apesar de existir um leque muito grande, vamos destacar aqui apenas cinco espécies que, muito provavelmente, você ainda não conhecia. Fique atento às informações descritas aqui, e sirva a sua família pratos lindos, saborosos e, acima de tudo, saudáveis. São elas:

  1. Amor-perfeito;
  2. Lavanda;
  3. Capuchinha;
  4. Cravo;
  5. Flor de abóbora.

Benefícios das flores comestíveis

Além da beleza que enche os olhos, elas são de baixa caloria. Portanto, são indicadas para quem está aí no processo de emagrecimento. Ricas em fibras, vitaminas, antioxidantes que combatem os radicais livres, elas retardam, assim, o envelhecimento, prevenindo diversas doenças.

Você pode gostar: Plantar girassol: veja dicas de como ter a flor linda no seu jardim

Descubra como utilizá-las

Como já foi descrito anteriormente, existe uma grande variedade de flores que podem ser consumidas. Com seus mais peculiares sabores, entre eles, picantes, adocicados, ácidos, etc., há também inúmeras formas de utilizá-las. No entanto, sua criatividade na cozinha é que vai te direcionar. Mas, deixaremos aqui alguns exemplos de como podem ser utilizadas para você se espelhar.

  • Cristalizadas – Tanto para dar sabor às suas receitas, como para enfeitar seus pratos e topo de bolo;
  • Amassadas – Para dar aquele toque delicioso em bolinhos e sopas;
  • Congeladas – Você pode colocá-las nos cubinhos de gelo. Vai refrescar, saborizar e dar um charme todo especial a sua bebida.

Dicas importantes

É primordial ingerir somente as pétalas das flores. Antes de tudo, retire os pistilos e estames. De antemão, as pessoas com problemas relacionados a alergia. O recomendado é introduzir gradualmente a flores comestíveis na sua dieta. Evitando, assim, que o alimento potencialize ou desencadeie um quadro de reação alérgica.

Fique sabendo: Água saborizada para emagrecer: conheça essas opções caseiras para auxiliar na perda de peso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies