site statistics

Economize energia elétrica: veja como funciona um aquecedor solar

Bem, o funcionamento de um aquecedor solar não tem qualquer mistério, e sua fonte principal é o sol. Mas, será que ele funciona?

Aquecedor solar se tornou um dos produtos mais requisitados nos últimos anos, e isso se deu graças à importância do mundo ao meio ambiente, além da economia de energia elétrica que ele proporciona. Nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o Agronews, do site Jornal Prime, vai te mostrar como funciona esse produto e porque ele é a ajuda que você precisa para pagar menos na conta de luz.

No Brasil, é grande o avanço do uso da energia solar, seja para o aquecimento de água em chuveiros, torneiras e piscina, como para a energia que sai das lâmpadas, também conhecida como energia fotovoltaica. Mas, boa parte da população, ainda tem dúvidas de como funciona um aquecedor solar, quais os benefícios reais, como é a instalação e se realmente é vantajoso.

Em seguida, leia também: Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo?

Como funciona um aquecedor solar?

Economize energia elétrica! Veja como funciona um aquecedor solar
Economize energia elétrica! Veja como funciona um aquecedor solar – Foto: Pixabay

Bem, o funcionamento de um aquecedor solar não tem qualquer mistério, e sua fonte principal é o sol. Assim, para que o aquecedor de casa funcione, é importante a instalação de 2 itens ao sistema. Veja mais detalhes abaixo:

1.Placas solares

As placas solares captam a energia solar e têm a função de esquentar a água. Dentro dessas placas, existem canaletas onde a água fria passa. Como ficam expostas ao sol, acabam aquecidas. Essas placas solares são instaladas em cima do telhado, onde a incidência do sol precisa estar inteiramente ligada. Neste caso, os técnicos responsáveis optam por um espaço que receba o calor vindo do norte, visto que, assim, o funcionamento do aquecedor será pleno.

2.Reservatório térmico

O reservatório térmico é onde ficará armazenada a água que foi aquecida nas placas solares instaladas no telhado. Esse item, na grande maioria, fica próximo da caixa d’água. Assim, a água fria sai da caixa d’água, passa pelas placas e retorna para o reservatório, pronta para ser usada.

Ou seja, com esses itens você terá um aquecedor solar em casa pronto para ser usado. Toda vez que um chuveiro é aberto, o reservatório libera a água quente que ali estava armazenada, se enchendo novamente com água vinda das placas já aquecida.

Também, veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

Tipos de aquecedor solar

Bem, existem dois tipos de aquecedor solar para casa, e cada um deles exige um tipo de instalação. Assim, vai depender de como você pretende economizar energia e quais realmente farão a diferença no seu lar. São eles:

  • Aquecedor solar para chuveiros e torneiras;
  • Aquecedor solar para piscina.

Bem, o que diferencia um do outro é que, no caso do aquecedor de piscina, não existe a necessidade de um reservatório térmico e da caixa d’água. Isso porque a piscina já faz esse trabalho de armazenar a água quente e de entregar água fria para as placas instaladas no telhado.

Quais os benefícios do aquecedor solar

Bem, mas quais os benefícios do aquecedor solar? Listamos os mais importantes que vão fazer a diferença na hora de adquirir esse produto. Isso é essencial para ser analisado antes da aquisição de um aquecedor:

  • Economia de energia elétrica em até 70%;
  • Energia limpa, vinda do sol, que não prejudica o meio ambiente;
  • Banho mais reconfortante, pois a qualidade da água quente é melhor do que a vinda dos chuveiros comuns;
  • Valorização do seu imóvel por conta da instalação de um produto sustentável.

Ou seja, o aquecedor solar é um produto essencial para uma residência, seja ela nova ou já prontas. Traz também benefícios para os moradores, por ser um produto excelente que vai proporcionar água quente de qualidade. Além do mais, ajuda o meio ambiente por meio de uma energia limpa.

Assim, está esperando o que para ter um aquecedor solar instalado? Se você já tem esse produto em casa, compartilhe com a gente se realmente funciona e quanto você já conseguiu economizar na conta de luz, ainda mais agora, no verão.

Concluindo, veja também: Como armazenar corretamente frutas e legumes por mais tempo? (jornalprime.com.br)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies