site statistics

Cultivando melancia em casa: saiba agora o método que muita gente tem usado

A seguir, você vai aprender a cultivar melancia em casa com um método prático e eficaz

Primeiramente, além de ser uma fruta deliciosa, a melancia possui inúmeros benefícios para a saúde de quem a consome. Pensando nisso, o Agronews do site Jornal Prime, ensina a você hoje, 12 de fevereiro, como cultivar melancia em casa.

A melancia é originária do continente africano, sendo uma planta rasteira cultivada especialmente em países de clima tropical e subtropical. Primordialmente, é plantada em larga escala em fazendas ou campos. Entretanto, hoje você aprenderá a cultivar melancia em sua casa.

Veja também: Confira todos os benefícios da pitaya e veja como plantar essa linda fruta

Melancias - Foto: Canva
Melancias – Foto: Canva

Como cultivar melancia em casa

Antes de tudo, o procedimento para o plantio de melancia em casa deve começar pelo preparo do substrato. Nesse sentido, é necessário que o solo seja preparado com um mês de antecedência. Escolha um vaso com boca larga e no mínimo 30 centímetros de altura.

Procedimento e materiais

Sobretudo, a melancia é uma espécie que deve ser plantada no início da primavera ou no verão. Evite realizar o plantio durante o inverno ou estações mais frias. Além disso, você precisará de:

  • 1kg de esterco de boi ou 500g de esterco de galinha;
  • Areia;
  • Manta de drenagem;
  • Argila expandida ou pedrisco (opcional);
  • Terra para plantio;
  • Calcário ou pó de cascas de ovo.

Antes de mais nada, adicione ao fundo do vaso, uma camada de argila expandida, pedrisco ou areia. Após a primeira camada, coloque a manta de drenagem. Esse processo será importante para que a sua planta tenha uma boa drenagem e se desenvolva adequadamente.

Posteriormente, misture o calcário ou a farinha de casca de ovo e o esterco à terra que em que será plantada a melancia. Deixe esta mistura descansar por 30 dias antes de realizar o plantio. Desse modo, os nutrientes poderão ser bem distribuídos e enriquecer melhor o solo.

Após dez dias do preparo da terra, faça a germinação das sementes de melancia em uma sementeira ou em algodão umedecido. Assim, quando o substrato estiver pronto, você poderá fazer o transplante da muda de melancia para o vaso em que ela irá crescer e se desenvolver.

Regas

Primeiramente, esta planta em especial necessita de bastante água, pois seu fruto é aquoso, consistindo em 90% de água em sua composição. Portanto, a rega deve ser feita diariamente, preferencialmente no período da manhã. Atente-se para que o solo permaneça úmido, porém, não encharcado.

Desde já, evite o acúmulo de água na superfície das folhas da melancia, pois isso pode quebrar as hastes da planta. Por ser uma espécie rasteira, suas ramificações são mais frágeis e necessitam de cuidado quanto ao peso que é depositado em suas folhas.

Luminosidade

Sobretudo, a melancia desenvolve-se melhor em locais de sol pleno. Portanto, na hora de realizar o plantio, opte por locais que recebam de 8 a 10 horas de incidência solar. Ou seja, é importante que esta planta não fique por muito tempo em ambientes de sombra total. Do contrário, sua planta pode apresentar problemas de crescimento e doenças.

Você vai gostar: Saiba como fazer compostagem caseira de forma fácil e prática

Adubos e fertilizantes para melancia

A princípio, o fertilizante mais indicado para a melancia é o NPK 20-20-20, quando a planta estiver em fase adulta. Contudo, durante a germinação e o crescimento, recomenda-se o uso do NPK 20-10-20, até que comece a floração.

Se você preferir a adubação orgânica, existem alguns componentes que podem ser utilizados para se obter uma boa fonte de nutrição para a sua planta. Semanalmente, você pode adicionar ao substrato da melancia, materiais como cascas de banana, pó de cascas de ovo, lascas de cenoura e borra de café.

Benefícios para a saúde

Em primeiro lugar, por ser composta por 90% de água, a melancia contribui grandemente para a hidratação da pele. Além disso, fortalece a imunidade, auxilia na digestão e diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Nesse sentido, é uma ótima fruta para adicionar à sua dieta.

Agora que você já sabe como plantar e cultivar melancia em casa, basta seguir as dicas que foram dadas. Assim, você terá em seu lar uma planta com frutas deliciosas e que contribuem para a sua saúde.

Leia mais: Aprenda técnicas fáceis de como plantar acerola pelo caroço

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies