site statistics

Como plantar um feijão no algodão: é mais simples do que você imagina

Aprenda corretamente a famosa técnica de plantar um feijão no algodão

Não sabe como plantar um feijão no algodão? Hoje, 08 de março, aqui, no Agronews, do Jornal Prime, você aprenderá como plantar e cultivar esse grão essencial na culinária brasileira através desta técnica de plantio muito famosa. 

Frequentemente, tal ação é ensinada desde a infância, muito utilizada em experimentos escolares e até como atividade familiar. Abaixo, confira o passo a passo de como plantar um feijão no algodão.

Leia Mais: Veja como fazer umectação com azeite de oliva: seu cabelo brilhoso e macio

Como plantar um feijão no algodão: é mais simples do que você imagina - Fonte: Pixabay
Como plantar um feijão no algodão: é mais simples do que você imagina – Fonte: Pixabay

Como plantar um feijão no algodão em 3 passos 

A técnica do plantio do feijão no algodão, embora seja uma experiência famosa apenas com o feijão, também serve para plantar outros grãos. Agora, confira abaixo o passo a passo do plantio: 

Primeiro passo – Preparo do ambiente

Em primeiro lugar, vale destacar que é preciso escolher bem os grãos de feijão que serão plantados. Neste caso, aquelas sementes com aparência murcha, furada ou qualquer outro tipo de dano pode até germinar, mas a planta não crescerá saudável. 

Em seguida, escolha o local onde a planta crescerá. Com a técnica de plantar o feijão no algodão, a germinação é beneficiada por proporcionar um ambiente úmido e livre de pragas. Nesse sentido, escolha um recipiente adequado.

Você pode utilizar copos, potes de margarina, dentre outros recipientes para abrigar o feijão com o algodão. Todavia, é importante que a limpeza do copo ou pote seja realizada. 

Saiba mais: Como cuidar e cultivar gérbera em casa aplicando essas dicas simples

Segundo passo – Algodão

Agora é preciso preparar a  “cama” onde o feijão será cultivado, neste caso: o algodão. Para o crescimento saudável e um bom ambiente para o feijão, coloque-o entre duas camadas de algodão, deixando alguma abertura para o crescimento da planta. 

Em seguida, na hora de regar, é preciso destacar que o algodão deve estar úmido, mas nunca encharcado. Neste sentido, a dica é utilizar um borrifador ou molhar a segunda camada do algodão deixando o excesso sair antes de envolver no grão de feijão.

Terceiro passo de como plantar feijão no algodão

Finalmente, após umidificar o algodão, isole o recipiente utilizando uma tampa ou um plástico. Será necessário fazer furinhos para que um pouco de ar circule no processo. 

Em seguida, será preciso deixar o recipiente em um local onde receba luz solar, mas não diretamente. Mantenha o algodão úmido, tendo cuidado para não encharcar.

Um grão de feijão leva em média 3 dias para começar a germinar. Tudo irá depender da saúde do grão de feijão e da limpeza do recipiente. Após as folhas aparecerem, é hora de deixar o feijão com mais exposição ao sol. Agora que você aprendeu a como plantar um feijão no algodão, não esqueça de seguir todas as dicas passadas para que a planta cresça saudável e gere grãos com boa aparência.    

Leia também: Como plantar espinafre: siga essas dicas e aprenda a cultivar do modo certo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies