site statistics

Como plantar semente de caju: use essas técnicas agora mesmo e tenha a fruta ao seu alcance quando quiser

Veja agora as melhores técnicas para plantar as sementes de caju e colher muitos frutos

Planta tropical, muito conhecida e consumida em todo o país, e bastante cultivada na região nordeste. O caju é uma ótima opção para tempos quentes, por causa do seu suco, que é muito saboroso. Além disso, serve na receita de doces, mousses, bolos, etc. E hoje, dia 11 de fevereiro, no AgroNews, do site Jornal Prime, você saberá como plantar semente de caju, para tê-lo quando quiser na sua casa.

A importância do caju não diz respeito apenas ao campo culinário, mas também no da saúde pelas suas propriedades possuírem muito valor. Essa fruta é riquíssima em vitamina C, mais, inclusive, do que a laranja. E isso ajuda a tornar mais forte nosso sistema imunológico. Além disso, ela é abundante em ferro e outros sais minerais. Diante disso, saber como plantar semente de caju, a fim de cultivá-lo em casa, é algo ainda mais justificável.

Leia mais: Como plantar pepino japonês: aprenda dicas fáceis de cultivo dessa planta

Como plantar semente de caju

Como plantar semente de Caju - Foto: Pixels
Como plantar semente de Caju – Foto: Pixels

O processo de plantação é dos mais simples, não exige a aquisição de nenhum material, e tudo que você necessitará para fazê-lo a própria natureza disponibilizará. Inicialmente, prepara-se a muda de caju e, em seguida, o plantio é feito em lugar definitivo. Veja agora o método completo.

Passo a passo de como plantar semente de caju

Para produzir as mudas, primeiro é preciso selecionar bons cajus, já maduros e retirar suas castanhas. Depois, selecione pequenos vasos e faça, se ainda não houver, pequenos furos para possibilitar a drenagem da água.

Em seguida, prepare a terra, aqui não há tanta exigência, basta que esteja em bom estado e adubada. Feito isso, encha o vaso com esse substrato e pode começar a semear as castanhas. Cada castanha deve ir em um vaso diferente, ou seja, não se aconselhar plantar mais de uma no mesmo local.

Logo que terminar essa parte, você já pode realizar a primeira rega, que deve ser feita uma vez ao dia nesse início. Também, é muito importante cuidar do local em que essas mudas ficarão, que deve estar bem exposto ao sol.

Veja também: Descubra como plantar melancia em vasos no quintal da sua casa e tê-la sempre fresca

Terminado esse processo, é só aguardar a germinação das sementes. Isso acontece mais ou menos uma semana após a plantação. Contudo, a muda somente começa de fato a crescer e ficar mais forte com caules mais grossas a partir de 18 a 20 dias de plantada. 

A transferência para um local definitivo pode ser feita a partir do quarto mês. Além disso, algumas flores começam a nascer no primeiro ano, mas caso você perceba que a planta ainda é muito fraca e conseguirá sustentar os frutos,  retire-as. E na próxima safra ela, decerto, estará pronta.

Cuidados necessários

Para que o desenvolvimento do cajueiro não seja prejudicado, ele precisará de uma poda em seus galhos a partir do segundo ano. Primeiro corte nas laterais e, depois, anualmente corte todos os ramos secos, doentes ou com pragas –  como o cupim – que houver. 

Portanto, agora você já sabe como plantar a semente de caju. Basta então colocar em prática o conteúdo deste texto e, ao final de um ou dois anos, você estará colhendo seus primeiros frutos.

Saiba mais: Plantar caju em vaso: saiba agora como cultivar e ter sempre a fruta fresca em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies