site statistics

Como plantar macaxeira em casa: a maneira mais fácil de cultivar direto na terra e nunca mais ficar sem

Nunca foi tão rápido e fácil cultivar macaxeira no quintal da sua casa

É macaxeira para uns, mandioca, aipim, castelinha, uaipi ou pão-de-pobre para outros. Depende da região do brasil que você estiver lendo, é um nome. Porém, independente de qual local você está lendo essa matéria, neste dia 28 de janeiro, vai aprender como plantar macaxeira em casa. E só aqui no blog Agronews, do Jornal Prime.

Além do mais, o nome científico deste tubérculo é Manihot esculenta, uma fonte de fibras que traz uma série de benefícios. Em outras palavras, ajuda a controlar o nível de glicemia e colesterol no sangue e evita doenças como diabetes, infarto e derrame. Logo, é hora de aprender como plantar macaxeira em casa da forma mais fácil.

Assim, leia mais: Como tirar a baba do quiabo: livre-se da cola e deixe esse fruto muito mais saboroso com esses métodos de preparo

Aprenda a forma mais fácil como plantar macaxeira em casa

A macaxeira é uma planta nativa da América do Sul e é cultivada em mais de 100 países. Contudo, o Brasil é responsável apenas por 10% da produção mundial deste tubérculo. 

E existem vários tipos de plantios, mas nós vamos ensinar como plantar macaxeira em casa da forma mais fácil e prática. Da mesma forma, ensinamos o cultivo de outras culturas, sempre pautado pela praticidade.

Antes de tudo, destacamos que o cultivo não requer técnicas avançadas, apenas um pouco de paciência. Ou seja, a colheita acontece – em média – a partir do oitavo mês.

Portanto, confira também: Chá relaxante muscular e anti-inflamatório: 3 opções fáceis de se preparar em casa

Como plantar macaxeira em casa - Reprodução Pixabay
Como plantar macaxeira em casa – Reprodução Pixabay

Hora de colocar a mão na massa: plantio horizontal em x

Vamos revelar que como plantar macaxeira em casa não tem mistério algum, ao contrário, é muito rápido e fácil. Apenas siga as dicas do blog Agronews. Assim, para começar, o método escolhido é o horizontal em x. 

Como toda cultura, essa também tem a sua época ideal, que vai de setembro até novembro. E se você puder esperar a lua minguante, é o ideal para o plantio.

As mudas, também chamadas de manivas, não podem ser muito novas e nem muito velhas. E para identificá-las é simples, veja:

  • Mudas novas – São mais finas e a parte central da maniva é grande e tem poucas gemas;
  • Mudas ideais para o plantio – A sua parte central deve ter, aproximadamente 50% do diâmetro da maniva, ter entre 8 a 10 gemas;
  • Mudas velhas – São mais grossas, a parte central é quase inexistente e tem poucas ou nenhuma gema, além do aspecto de madeira já.

Atente para o tamanho ideal das manivas, que devem ter 25 cm. E essas mudas são retiradas de plantas adultas e saudáveis.

O solo faz parte do sucesso da colheita

Não adianta nada você se esmerar para preparar as mudas se não der atenção ao solo, que deve ter boa qualidade e excelente drenagem. Para isso, você vai abrir covas entre 40 a 50 cm de profundidade.

O PH deve estar entre 5,5 e 6,5, sem esquecer que uma boa adubação também conta para o sucesso de que forma plantar macaxeira em casa. Ou seja, escolha adubo orgânico com esterco.

Você vai colocar as manivas de duas em duas, em formato de x, em uma distância de aproximadamente 60 cm entre cada par. Se você tiver mais de uma fileira, elas deverão estar a dois metros de distância.

Posteriormente, você vai cobrir com terra e folhas secas sobre o canteiro. Dê uma boa aguada para iniciar o desenvolvimento e o surgimento das raízes.

Rega e colheita: como fazer da forma correta

A macaxeira é bem resistente ao clima seco e à falta de chuva, comparado a outras culturas. Porém, não quer dizer que você não tem que dar atenção. Ao contrário, a rega deve ser realizada a cada 15 dias.

Neste meio tempo, se você notar que o PH do solo está baixo, adicione matéria orgânica. E no oitavo dia, a brotação deve ter o seu início. Porém, a colheita se dá por volta do oitavo mês, mas isso irá variar da região, clima e condições de cultivo. Em alguns casos, pode se estender até dois anos ou mais.

No dia da colheita, algumas horas antes, faça uma boa rega ao redor do pé de macaxeira onde estão as raízes. Deixa descansar por cerca de duas horas, o que deixará mais fácil a retirada da sua produção.

Agora, é lavar e preparar a sua receita preferida com a mandioca, o aipim, a castelinha ou então a sua macaxeira. Além de ser uma produção caseira, o melhor é que está livre de agrotóxicos, contribuindo para uma alimentação orgânica e saudável.

Enfim, como plantar macaxeira em casa também proporciona que você tenha uma vida mais benéfica e longe de venenos. E depois nos conte como foi a experiência, do cultivo à colheita.

Você também pode gostar: Como fazer costela suína na churrasqueira: aprenda técnicas incríveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies