site statistics

Guia descomplicado de como plantar jabuticaba pelo caroço e produzir frutos em pouco tempo

Veja como ter uma das frutas mais saborosas do país na sua casa

Fruta brasileira da região da mata atlântica, a jabuticaba está entre as mais saborosas de nossas terras. Com ela, é possível fazer sucos, geleias, brigadeiros e até caipirinha. Além disso, seu cultivo é muito simples, não exige grandes equipamentos. E hoje, dia 10 de fevereiro, você aprenderá como plantar jabuticaba pelo caroço.

A jabuticabeira é, em geral, cultivada em pequenas plantações, devido à dificuldade da sua colheita. Por outro lado, ela tem a vantagem de se adaptar muito bem aos diferentes climas do país – seja o muito frio como no Rio grande do Sul, ou quente como no Pará. Portanto, não há motivo para não saber como plantar jabuticaba pelo caroço, já que a probabilidade de má colheita é mínima.

Veja também: Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa

Como plantar jabuticaba pelo caroço

como plantar jabuticaba pelo caroço - Foto: Pixabay
como plantar jabuticaba pelo caroço – Foto: Pixabay

A plantação das sementes de jabuticaba é um trabalho bem simples, já que poucos são os materiais exigidos e qualquer pessoa pode fazer. Inclusive, dada a sua facilidade, até mesmo as crianças podem se aventurar, e essa é uma ótima maneira de introduzi-los no contato com a natureza.

O processo se divide em duas partes. A primeira delas é formar uma muda de jabuticabeira, depois você transfere essa muda para outra área maior de cultivo, que pode ser um vaso, por exemplo. Para isso, você precisará separar:

  • Uma ou mais sementeiras;
  • Terra bem solta;
  • Adubo;
  • Sementes de jabuticaba.

Leia também: Plantar girassol: veja dicas de como ter a flor linda no seu jardim

Passo a passo de como plantar jabuticaba pelo caroço

Após recrutados todos os materiais necessários, o primeiro passo é encher cada uma das sementeiras com a terra e misturar o adubo. Um importante detalhe é que o recipiente deve conter pequenos furos para que a água possa ser drenada. 

Outra dica, é que caso você não possua uma sementeira ou pequenos potes de plástico para usar como uma, dá para improvisar usando, por exemplo, uma cartela de ovos. Basta seguir o mesmo processo.

O próximo passo é começar a semear. Faça pequenas covas. Depois coloque uma ou duas sementes em cada compartimento, ou em cada um dos potes que você estiver usando. Por fim, cubra e regue pela primeira vez.

A quantidade ideal de regagem por dia é, de pelo menos, duas vezes. O prazo para a germinação é de 45 dias. Saiba ainda que as mudas não devem ficar excessivamente expostas ao sol. Quando a muda atingir tamanho de mais ou menos dois palmos, é hora de transferi-la para o local de plantio definitivo. Esse lugar pode ser um vaso ou algum espaço no seu terreno.

Cuidados necessários

Para assegurar que sua planta cresça saudável e dê muitos frutos, alguns cuidados são necessários. O primeiro deles é a poda, para aumentar a ventilação e a entrada dos raios solares, além de ajudar a combater a ferrugem. Há ainda a necessidade do controle de pragas como pulgões e cochonilhas. E, para isso, use uma mistura de 1 litro de água, 20 gramas de sal, 20 ml de óleo vegetal e 20 ml de detergente. Borrife sobre a planta uma vez ao dia.

Então, agora você já conhece todo o método de como plantar jabuticaba pelo caroço. Basta reunir o material e colocar tudo em prática para ter essa fruta no seu quintal.

Saiba mais: Como plantar melão amarelo com facilidade no quintal de casa: dicas exclusivas para você se sair bem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies