site statistics

Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa

Cultivo fácil e rápido de um dos temperos mais antigos e caros do mundo

O Jornal Prime não poderia deixar passar em branco este dia 03 de fevereiro, onde ensinaremos como plantar açafrão verdadeiro. E não se engane, não estamos falando do outro açafrão, também conhecido como cúrcuma. Nós, do Agronews, vamos te ensinar a plantar um dos temperos mais antigos e caros no mundo.

O tempero, que é mundialmente famoso pela sua coloração amarelada e custo elevado, tem a sua origem da extração da flor de Crocus sativus. Além disso, os pistilos têm propriedades medicinais. Todavia, esse custo se explica por ser um cultivo e extração 100% manual. Enfim, mãos à obra para aprender como plantar açafrão verdadeiro.

Assim, leia mais: Como plantar melão amarelo com facilidade no quintal de casa: dicas exclusivas para você se sair bem

Aprenda como plantar açafrão verdadeiro de forma fácil e ágil

Atualmente, a maior produtora de açafrão verdadeiro no mundo é a Espanha, bem como o título de maior consumidor também é deste país, banhado pelo Mediterrâneo. É uma especiaria rica em vitaminas A e E, e tem como propriedades ser um poderoso antisséptico e antioxidante.

Contudo, é na cozinha que ele se sobressai e ganha fama pelas mãos de renomados chefs mundo afora. E o Agronews vai te ensinar agora como plantar açafrão verdadeiro de uma forma simples e rápida.

Portanto, confira também: Aprenda cultivar beterraba amarela no quintal e veja seus benefícios

Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa - Reprodução Unsplash
Como plantar açafrão verdadeiro: do Mediterrâneo para a sua mesa – Reprodução Unsplash

Preparando o cultivo

Se você tem as sementes em mãos, já saiba que não são de açafrão verdadeiro, pois este é plantado por cormos jovens, produzidos anualmente pelas plantas. Em outras palavras, são parecidos com cabeças de alho.

A planta precisa de espaço, então, no mínimo 30 cm entre cada cormo. Logo,  solo precisa ser:

  • Leve;
  • Bem drenado;
  • Areno-argiloso.

Sem esquecer que o seu PH deve estar entre 5,5 e 7,5 e rico em matéria orgânica. Como a mão na terra, é hora de arrumar os cormos em cada um dos buracos, ou um em cada vaso, e colocar a terra por cima. Contudo, não há necessidade de compactar, pois, prejudicará a drenagem.

Como regar de forma correta

A planta se adapta melhor ao clima quente. O frio, definitivamente, não é recomendado para o seu cultivo. Como plantar açafrão verdadeiro não tem mistério algum, porém, cuidados devem ser tomados quanto ao regar sua muda.

Em outras palavras, não encharque a terra, ao contrário, use um borrifador apenas para umidificar o vaso ou canteiro. Por exemplo, na primavera e outono, você pode deixar mais úmido. Já no verão – ou quando começar a floração – menor umidade é bem-vinda.

Antes de começar o cultivo do açafrão-verdadeiro, tenha em mente que é uma planta que atrai roedores. Logo, antes do início do cultivo, deve-se tomar algumas medidas contra os roedores que, por ventura, possam aparecer.

Você precisará de seis plantas para produzir açafrão suficiente para uma receita média. Enquanto para produzir um quilo dessa especiaria, serão necessárias de 100 a 200 mil flores. Como resultado, cada flor produz a média de três pistilos por floreio. Aí está uma explicação bem convincente do custo alto do tempero.

Talvez, como plantar açafrão verdadeiro não vai te dar fortuna, mas com certeza a fama virá, acima de tudo, depois que os seus convidados ou familiares provarem a sua comida, com tempero tão especial, raro e fino. Por último, nos conte a sua experiência e os elogios depois dos pratos preparados.

Você também vai gostar: Como plantar acerola no quintal? Veja técnicas infalíveis

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies