site statistics

Como plantar bromélias: aprenda a forma correta de cultivar a planta

Aprenda como plantar bromélias da forma correta e ter lindas plantas

As bromélias são lindas e deixam qualquer ambiente mais charmoso e cheio de vida. Porém, elas precisam de alguns cuidados especiais para ficarem belas. Neste dia, 15 de fevereiro, no AgroNews, do Jornal Prime, vamos te mostrar a como plantar bromélias da forma correta.

Essa é uma planta de formato exótico e encanta a todos por seu colorido. Mas, para ter a flor em casa, é preciso saber como plantar bromélias da forma certa. Você pode cultivá-la em canteiros, jardins, vasos ou jardim vertical.

Leia mais: Plantas de meia-sombra

Como plantar bromélias

como plantar bromélias
Como plantar bromélias (Imagem: Freepick)

Há muitos tipos de bromélias, porém, os cuidados são basicamente os mesmos para todas. Portanto, separamos algumas dicas de como plantar bromélias que vão te ajudar a cuidar dessa planta. Confira:

A rega

As bromélias são plantas que gostam de muita água, afinal, elas são de clima tropical. Portanto, você pode molhar o centro delas, especialmente em dias quentes. Além disso, pode borrifar água nas folhas também.

Iluminação

Essas são plantas que gostam muito de luz, por isso, escolha ambientes bem iluminados para cultivá-las. Porém, fique atenta ao sol, porque se ele estiver forte demais pode queimar as folhas das bromélias.

Confira mais: Plantas fáceis de cuidar

Substrato

Procure usar terra vegetal, areia e húmus de minhoca e materiais como casca de pinus e fibra. O solo precisa ser leve, menos compacto e também deve ter umidade.

Adubação

É importante adubar sua bromélia, pois ajuda no crescimento. Ela precisa de um alto teor de nutrientes. Você pode utilizar adubo foliar ou com algum NPK 4-14-8.

Flor

A bromélia floresce uma só vez, e a flor dura por pelo menos 6 meses. Algumas levam anos para florir, mas quando a flor sai é sinal de que a planta morrerá. Mas, antes disso, lado da planta saem brotos, que são novas mudas. Então, basta retirar e plantar em outro local e terá uma nova bromélia.

Poda

A bromélia não requer poda, por isso se torna bastante prática. Basta retirar as folhas secas e feias, pois elas dispersam a energia da planta.

Tipos de bromélias

Existem cerca de 3000 espécies de bromélias. Bromélias de sol, de sombra, de lugares muito úmidos, de lugares secos, bromélias que se desenvolvem em fios de energia elétrica, bromélias carnívoras. Por isso é importante você conhecer qual a sua espécie, para oferecer a ela os cuidados adequados.

As bromélias podem ser epífitas, o que é o caso da maioria, que vivem sobre as árvores (Tillandsia sp.), bromélias terrestres (Alcantarea sp.) e bromélias que crescem sobre rochas, chamada rupículas (Dyckia maritima). Também fazem parte do grupo das bromélias algumas plantas carnívoras, como as dos gêneros Catopsis sp. Brochinia sp..

Agora que você saber como plantar bromélias, escolha a que combina mais com seu estilo e com o seu ambiente. Siga as dicas e tenha plantas lindas e saudáveis.

Saiba mais: Plantas que absorvem a umidade em casa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies