site statistics

Descubra como cultivar cactos em vasos: dicas e cuidados essenciais com essa plantinha

A seguir, você aprenderá a cultivar cactos em vasos e como cuidar para ter essas plantinhas sempre lindas em seu lar

Os cactos são os queridinhos de todos que amam deixar o seu lar cheio de personalidade. Além disso, são muito práticos para cuidar. Pensando nisso, o Agronews, do site Jornal Prime, mostra hoje, 15 de fevereiro, como cultivar cactos em vasos.

Primeiramente, os cactos são pertencentes à família Cactaceae, e a maior característica destas espécies é a grande retenção de água no seu interior. Desse modo, torna-se fácil cuidar e manter um cacto em boas condições. Tendo isso em mente, veja a seguir como cultivar cactos em vasos.

Você vai gostar: Aprenda como cultivar begônia em vaso e tenha essa linda flor em casa

Cactos em vaso - Foto: Canva
Cactos em vaso – Foto: Canva

Como cultivar cactos em vasos

Sobretudo, é preciso ter um pouco mais de cuidado durante o plantio de cactos, pois seus espinhos podem machucar. Portanto, é recomendado que ao manusear o seu broto, seja feita a utilização de luvas. Para o começar a cultivar essa plantinha, você precisará de:

  • Vaso pequeno com furos no fundo;
  • Substrato;
  • Areia;
  • Cascalho (opcional).

Antes de mais nada, misture o substrato com a areia de modo que um terço da mistura seja areia. Utilizar essa mistura evitará que o solo torne-se argiloso e danifique a sua planta. Em seguida, coloque o substrato misturado no vaso que receberá o seu cacto, as melhores espécies para decoração são as de mini cactos.

Posteriormente, posicione o seu broto no meio do vaso e faça um furo onde ele será colocado. Enterre a parte inferior do cacto até que fique firme. Quando sua muda estiver bem plantada,  adicione cascalho ou areia por cima do substrato para evitar a umidade.

Regas

De antemão, os cactos são plantas que possuem grande retenção de água em seu interior. Portanto, deve-se ter um cuidado maior no momento da rega. O mais recomendado é que se utilize de um borrifador com água para não exagerar nas quantidades.

Semanalmente, verifique se o substrato da sua planta está seco, se estiver é o momento correto para realizar a rega. Nunca demore mais de duas semanas para fazer as regas, pois isso pode danificar o cacto de forma irreversível.

Veja também: Como cuidar de violetas: flores lindas com essas dicas fáceis e essenciais

Luminosidade

Essa plantinha necessita de luz solar direta para que floresça no momento certo. Nesse sentido, opte por alocar o vaso com o seu cacto em janelas, parapeitos, estantes e outros móveis que recebam luz durante o dia todo.

Vale ressaltar que é por meio dessa luz que muitos processos são realizados na sua planta para que ela tenha nutrientes para sobreviver. Portanto, para cultivar cactos em vasos de maneira saudável, busque sempre atender a necessidade mínima de 4 horas em incidência solar.

Adubo orgânico para cultivar cactos em vasos

Primordialmente,  os cactos necessitam de nitrogênio e fósforo em maior quantidade se comparados com outras plantas. Assim, para cultivar cactos em vasos com bom desenvolvimento e de forma orgânica, utilize pó de casca de ovo. Esse componente é facilmente encontrado em lojas de jardinagem e pode também ser produzido em casa.

Agora que você já sabe como cultivar cactos em vasos, basta escolher suas espécies favoritas e colocar em prática as dicas que foram dadas. Assim, você terá lindas plantinhas para decorar a sua casa e deixá-la ainda mais bela.

Leia mais: Como cuidar de cactos e suculentas: siga essas dicas exclusivas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies