site statistics

Aprenda como plantar alface em canteiro: utilize seu quintal para fazer o cultivo dessa maravilhosa hortaliça

Veja como você pode ter uma boa plantação de alface na sua casa

A alface é uma hortaliça bastante consumida no Brasil. Por sinal, quando se pensa em dieta, comida saudável ou emagrecimento, já se vem logo à mente a imagem de um prato colorido. Prato esse com muitas frutas e verduras, entre as quais aparecem algumas folhas dessa verdinha. E para quem gosta dela e deseja saber mais, hoje, dia 07 de março, aqui no Agronews, do site Jornal Prime, falaremos como plantar alface em canteiro.

A alface tem origem na região do Mediterrâneo, já sendo cultivada e servindo como alimento há mais de 2500 anos. Em solo brasileiro, ela chegou por mãos portuguesas no século XVI. Atualmente figura certa nas feiras, hortifrutis e supermercados. Entretanto, ao invés de comprá-la, é possível cultivá-la em casa e, assim, economizar. Então, veja agora  como plantar alface em canteiro e aproveite essa oportunidade.

Leia mais: Como cultivar avenca: saiba agora como plantar e cuidar

Como plantar alface em canteiro

como plantar alface em canteiro - Foto: Pixels
como plantar alface em canteiro – Foto: Pixels

Antes de sair semeando a terra ou colocando as mudas no seu canteiro, faça a preparação para deixá-lo em boas condições para a planta se desenvolver. Isso significa que você deve verificar o pH do solo e equilibrá-lo caso esteja muito ácido. Também, adube a terra e adicione areia para que fique menos densa.

Depois disso, seu canteiro já estará pronto para receber as alfaces. A partir daí, você deve decidir entre fazer o plantio das sementes para formar as mudas ou as comprá-las já prontas. Em lojas de agropecuária, você pode adquirir tanto as sementes como as bandejas. Estas, já vêm com várias pequenas mudas prontas para serem passadas aos canteiros.

Veja também: Como plantar cheiro-verde em vaso e aproveitar todos os benefícios desse tempero

Confira o passo a passo para plantar alface em canteiro

Primeiramente, falaremos sobre como preparar as mudas. Use pequenos potes de plástico ou copos descartáveis e encha-os  com o substrato do seu canteiro – já bem adubado. Além disso, lembre-se ainda de fazer no fundo deles pequenos furos para que a água possa ser drenada.

Em seguida, coloque em cada um desses pequenos vasos 3 ou 4 sementes e deixe-as em local de pouco sol, no máximo 4 horas por dia. As regas devem ser feitas duas vezes ao dia, e com cuidado. Use, se possível, um borrifador para não machucar a planta. Alguns dias depois, ocorrerá a germinação, e ao fim de 30 dias, você já pode transferi-las para o canteiro.

A plantação no canteiro é bem simples. Se possível, realize essa atividade no fim da tarde para que as mudas não recebam os raios solares do horário mais quente do dia. Aliás, é recomendado usar algo para cobrir as folhas de alface, principalmente, se o lugar fica totalmente exposto nos horários de maior intensidade do sol.

Mantenha a terra sempre bem adubada com matéria orgânica e o solo bastante úmido. Após 2 meses, você já poderá colher as primeiras folhas para consumir.

Cuidados necessários

Alguns cuidados com a plantação são necessários para protegê-la das pragas. Fungos como míldio, a septoriose, a cercosporiose, a fusariose e o mofo branco são os que mais atacam. Para combatê-los, faça a aplicação de fungicidas regularmente.

Então, você agora já sabe como plantar alface em canteiro. Assim, basta colocar em prática o conhecimento adquirido e começar a cultivar essas hortaliças.

Saiba mais: A maneira ideal de plantar alho em casa com esse passo a passo incrível: aproveite todos os benefícios dessa planta comestível

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies