site statistics

Como cultivar melancia: dicas incríveis que você vai se surpreender

Entenda o jeito certo de plantar melancia para colher bons frutos

Fruta de sabor adocicado, que se adapta a várias receitas, além de ser uma ótima fonte de hidratação. A melancia, que possui na sua composição mais de 90% de água, pode ser uma boa opção no cardápio durante os meses mais quentes do clima tropical brasileiro. Por isso, hoje, 25 de janeiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você vai aprender como cultivar melancia de maneira fácil e eficiente.

Essa fruta, tão popular no Brasil, é de origem africana. Primeiro ela chegou à Índia, posteriormente à Europa e, em seguida, os europeus a trouxeram para o continente americano. Ao contrário do que se pode imaginar, saber como cultivar melancia é bem simples, não exige grandes maquinários e qualquer pessoa pode fazê-lo.

Leia também: Como plantar abacate em vasos: aprenda o modo certo e descomplicado

Como cultivar melancia

Como cultivar melancia - Foto: Pixels
Como cultivar melancia – Foto: Pixels

Inicialmente, saiba que você pode plantá-la em vasos ou mesmo em canteiros. A única observação, nesse ponto, é que, caso você prefira usar vasos, escolha um bem largo e com pelo menos 30 cm de altura. Contudo, independente do local da plantação, a sua primeira preocupação deve ser o cuidado com o solo.

Estado ideal do solo

Antes de mais nada, você deve garantir que o solo a ser utilizado no plantio possibilite a drenagem rápida da água. Isso se torna possível por meio de areia ou argila. Além disso, também é necessário adubá-lo antes do plantio.

Época adequada para cultivar melancia

Como o Brasil é um país enorme, de tamanho continental, as épocas ideais para a plantação podem variar entre as regiões. A melancia precisa de sol e calor, e a regra é que as melhores temperaturas para o seu cultivo são entre 15 e 30º C.

Desse modo, em algumas regiões, como no sul e no sudeste, o clima nem sempre vai estar perfeito para a execução dessa atividade. Tendo em vista que nelas, há meses em que se registra temperaturas abaixo dos 15º C. No entanto, no Nordeste e no Centro-oeste, você pode plantar em qualquer época, pois esses lugares são bastante ensolarados o ano todo.

Veja mais: Saiba como cultivar morango em vasos suspensos: passo a passo facilitado para você se sair bem

O plantio

Uma vez que você tenha um clima apropriado, bem ensolarado, com temperatura até a casa dos 30º C, e que o solo já esteja pronto para receber as sementes, basta abrir covas de 2 cm a 3 cm e começar a semear. Coloque de duas a três sementes em cada cova. Um detalhe importante é que a distância entre uma cavidade e outra deve ser de 1 metro.

O tempo de germinação das sementes é entre 4 e 14 dias. Nesse ponto, ao perceber que as primeiras folhas apareceram, retire as mais fracas e deixe apenas a mais bonita. Outro ponto importante é que a rega deve acontecer nos períodos mais frios do dia e ser reduzida à medida que os primeiros frutos começam a aparecer.

Além de tudo isso, é importante que sua plantação tenha por perto algumas colmeias. Isso porque as abelhas são importantes no processo de polinização cruzada, que vai garantir a formação dos frutos. O mais indicado é que se tenha 2 ou 3 colmeias próximas à plantação a cada hectare.

Período de colheita

A maturação acontece mais ou menos com 3 meses a partir da plantação. Para verificar se o fruto já está no ponto ideal para se consumir, a técnica é reparar, primeiro, se uma pequena haste em forma de mola, que fica próxima à haste principal, está amarelada. Em seguida, vire a fruta e observe se a parte que está em contato com o chão também tem tonalidade amarela.

Portanto, você já conheceu todas as técnicas de como cultivar melancia. Agora, já é possível iniciar o seu plantio e, ao cabo de alguns meses, começar a colher seus primeiros frutos.

Saiba mais: Como cultivar rosas em vasos: saiba a maneira certa e eficaz com dicas simples

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies