site statistics

Descubra agora como fazer adubo orgânico caseiro de forma simples e eficiente

Veja como produzir facilmente um substrato caseiro para adubar suas plantações

Para quem cultiva muitas plantas, um solo bem fértil é essencial. Como nem todo solo terá em si mesmo a gama de nutrientes que as plantas precisam para crescer e se desenvolver bem, é necessário fazer uma boa adubação. Por isso, hoje, dia 10 de fevereiro, aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você verá como fazer  adubo orgânico caseiro de modo a que você possa nutrir bem o terreno das suas plantações.

Existem os adubos orgânicos e os químicos (ou minerais). E você pode usar qualquer um desses dois grupos. Entretanto, as coisas facilitam mais ainda se você puder aprender a fazer seu próprio fertilizante e, assim, economizar um pouco. Então, foi para ajudá-lo nisso, que essa sobre a preparação de  adubo orgânico caseiro foi pensada. Pois, esse é o jeito mais fácil de alcançar esse objetivo.

Leia também: Descubra como fazer vaso autoirrigável caseiro usando apenas itens recicláveis

Como fazer adubo orgânico caseiro

fazer adubo orgânico caseiro - Foto: Pixabay
fazer adubo orgânico caseiro – Foto: Pixabay

O adubo orgânico possui vários subtipos e, como o nome já sugere, é todo aquele formado por matéria orgânica. Isso inclui restos de matéria animal e vegetal. Então podemos, por exemplo, considerar como orgânico e usar em nossos cultivos os seguintes compostos:

  • Borra de café;
  • Casca de frutas;
  • Casca de banana;
  • Excrementos de animais;
  • Compostagens.

Há ainda outros mais que poderiam ser citados. Mas, confira agora qual melhor maneira para que você prepare esse adubo na sua casa.

Veja mais: Como fazer chá de hibisco e colher os frutos do benefício para hipertensão

Passo a passo para fazer o adubo caseiro orgânico

A preparação do adubo orgânico será feita através da compostagem, que é o processo pelo qual a matéria orgânica se compõe. Para iniciar essa tarefa, primeiro é necessário acumular os materiais, que nesse caso, são cascas de ovo, de frutas, restos de verdura, etc. Importante deixar claro que comidas já preparadas como restos de feijão, macarrão, carne não servem para esse fim.

Por isso, o recomendado é que na sua cozinha, você tenha dois lixeiros. Sendo um deles apenas para os materiais que passarão pela compostagem e serão usados como adubo. Reserve este lixo orgânico em um recipiente maior em outro local.

Em seguida, o próximo passo é triturar os restos que se transformarão em adubo. Na verdade, você pode fazer a compostagem com os elementos inteiros, sem triturá-los, mas isso deixaria o processo mais demorado. 

Depois que você estiver juntado uma boa quantidade desses elementos, adicione terra. Pode ser uma terra velha, já sem qualquer nutriente. Mexa bem a mistura e cubra-a com mais terra, pois isso a protege contra insetos e larvas.

Deixe o composto em repouso e ao ar livre por um período de 30 a 90 dias. Passado esse prazo, você já pode usá-lo como substrato das plantas. 

Cuidados necessários

Ao acumular os resíduos orgânicos, evite o uso de frutas cítricas como a laranja ou limão, por exemplo, pois eles deixam o adubo muito ácido e isso atrapalha os benefícios do substrato. No máximo, use a casca dessas frutas porque o risco que elas apresentam é menor.

Então, agora você tem todo o conteúdo para aprender a fazer adubo orgânico caseiro e fertilizar suas plantas. Basta começar a juntar os elementos e começar a praticar.

Saiba mais: Cacto amarelado? Saiba o que fazer para revitalizar sua plantinha

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies