site statistics

Como cultivar begônias: aprenda agora mesmo as técnicas infalíveis

Veja uma maneira simples de deixar sua casa enfeitadas pelas mais belas flores

Plantas de tipo mais ornamental, as begônias estão entre as melhores opções para se ter em casa. Além de produzirem flores capazes de embelezar qualquer ambiente, elas também possuem a vantagem de serem extremamente fáceis de cuidar. E por tudo isso que já foi dito, hoje dia 15 de fevereiro aqui no AgroNews, do site Jornal Prime, você aprenderá como cultivar begônias para deixar sua casa mais charmosa.

As begônias são originárias da América tropical. Além disso, elas podem ser plantadas durante o ano inteiro, pois florescem ao longo de todo esse período e suas flores são o que realmente encantam. Elas aparecem em variadas cores, sejam amarelas, vermelhas, rosas, brancas, etc. Logo, dada toda essa beleza e a facilidade dos cuidados, saber como cultivar begônias é a melhor maneira de se ornamentar os ambientes em que você vive.

Leia mais: Como plantar capim-açu: saiba como cultivar e quais são os benefícios

Como cultivar begônia

Como cultivar begônias - Foto: Pixels
Como cultivar begônias – Foto: Pixels

O cultivo da begônia requer mais o conhecimento do que ela precisa para se desenvolver, crescer e produzir bonitas – que são suas principais qualidades –, do que um variado arsenal de equipamentos e maquinários. Isso não é necessário.

Até porque, essas plantas são caseiras, ou seja, seu cultivo é mais adequado para o ambiente doméstico e locais semelhantes. Você pode também usá-la na varanda da sua casa, no seu jardim, para enfeitar seu escritório, etc. Acompanhe agora a técnica de plantação.

Veja mais: Plantar pera no quintal: veja tudo para o plantio dessa fruta suculenta e docinha

Passo a passo de como cultivar begônias

O plantio da begônia é algo bem simples de fazer. Você pode realizá-lo já a partir das mudas prontas e cultivá-las em um vaso grande ou em um canteiro, por exemplo. Ou ainda você pode iniciar das sementes para chegar às mudas e depois seguir o caminho normal de cuidado com a planta até que a planta se forme totalmente.

Para começar por essa segunda opção, os materiais necessários serão:

  • As sementes;
  • Pequeno vaso ou pote de plástico;
  • O substrato;
  • Um pouco de argila.

Vaso ou pote de plástico, pequenos, devem ter furos ou buracos embaixo que permitam a drenagem. Também para facilitá-la, coloque a argila, antes mesmo do substrato. Este vem logo em seguida, bem rico em nutrientes, enchendo bastante o vaso com ele. Depois disso faça uma pequena cova e adicione 3 sementes.

Deixe o vaso em local de meia sombra. O melhor é que a planta tome o sol pela manhã e fique em lugar ensombreado à tarde. Regue-a também no período matutino. Quando a muda chegar aos 10 cm, você já pode transferi-la em definitivo.

Mantenha os mesmos cuidados com o solo, que deve estar sempre úmido, com a rega e com a exposição à luz solar. A primeira floração acontecerá após quatro meses do plantio.

Cuidados necessários

Os cuidados que se deve ter com a begônia são principalmente em relação aos fungos que podem atacá-la. Para isso, quando ela já estiver formada, faça a podagem das suas folhas mais baixas, sobretudo as que têm contato com o solo. E, claro, faça, sempre que necessário, as pulverizações.

Então, você agora já conhece o processo de como cultivar begônias. Basta, então, que você aplique estas técnicas e certamente em pouco tempo suas primeiras flores aparecerão.

Saiba mais: Como plantar e cultivar rosas: método simples e eficaz

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies