site statistics

Como cultivar batatas em baldes: economize dinheiro com essas dicas aqui

Com essas dicas você pode economizar dinheiro e garantir uma plantação caseira de batatas

A batata, ou melhor dizendo a batata-inglesa, é um dos alimentos mais populares e versáteis para se comer nas refeições. Pode ser cozida, frita ou assada, são diversos os tipos para apreciar devidamente esse tubérculo. Mas, também é possível cultivar batatas em baldes, algo que veremos hoje, dia 13 de fevereiro, no Agronews, do site Jornal Prime.

As maneiras de cultivar batatas em baldes plásticos têm ganhado popularidade recentemente. Afinal são técnicas acessíveis e que levam o cultivo desse alimento para diferentes camadas e classes sociais. Também é de fácil aprendizagem, podendo ser feitas por qualquer um.

Leia mais: Descubra agora como plantar um pé de uva de maneira simples

Como cultivar batatas em baldes: economize dinheiro com essas dicas aqui - Foto: Pixabay
Como cultivar batatas em baldes: economize dinheiro com essas dicas aqui – Foto: Pixabay

Veja dicas sobre como cultivar batatas em baldes

Abaixo, apresentamos o passo-a-passo sobre o cultivo de batatas em baldes. São dicas simples e baratas. Ainda por cima não ocupam um grande espaço da sua casa para serem preparadas.

Consiga os ingredientes

Um bom plantio caseiro não é muito diferente do ato de cozinhar alguma coisa. E, assim, você tem, da mesma forma, a receita que garante um preparo apropriado ao cultivo. Portanto, necessariamente isso também passa por apresentar os ingredientes. No caso do nosso plantio se deve constar esse material:

  • Algumas batatas;
  • Um balde de plástico;
  • Uma sacola plástica;
  • Terra para adubar;
  • Água.

Com esses ingredientes, você tem o que precisa para o plantar as batatas. Mas, alguns detalhes sobre esses produtos merecem uma consideração mais detalhada. Vejamos quais.

O balde mais adequado

Uma plantação prospera pode ser feita com qualquer balde plástico, desde que tenha uma espessura apropriada. Mas, baldes pretos são melhores que outros para as batatas. Isso, pois podem proporcionar um crescimento mais rápido e próspero pelas condições que apresentam.

O motivo é que a cor preta é fisicamente propícia à absorção de calor. Algo que faz com que o processo de germinação e crescimento fique mais dinâmico. Através de um balde preto o cultivo se desenvolve mais rápido e com melhor qualidade.

Veja também: Descubra aqui os benefícios do chá de mulungu para a saúde e aprenda como fazer essa poderosa infusão

Preparar o balde de maneira correta

Seja qual for o balde que você for pegar, é importante prepará-lo devidamente para realizar a plantação. Afinal, é necessário que seja criada alguma abertura para drenagem do solo. É um artifício que serve para escoar água e impedir que as batatas apodreçam.

Uma solução comum é a de fazer furos pequenos na base do balde. Essa medida é suficiente para realizar o escoamento apropriadamente. Mas, a abertura de espaços abertos na lateral do balde também tem ganhado popularidade. Pois, é uma forma mais dinâmica para fazer a drenagem.

Arrumar as batatas direitinho

O plantio das batatas já começa antes de colocá-las no recipiente do balde. Aqui você irar prepara o saco e enchê-lo com uma camada de terra. Depois você irá disponibilizar as batatas apropriadamente acima dessa camada. Então, cubra as batatas com outra quantidade de terra.

Esse procedimento preliminar é necessário para que as batatas possam desenvolver suas raízes. Espere até cinco dias e dê uma olhada nas batatas. Com as raízes crescidas, é o momento para se colocar o conjunto no balde.

A boa e velha rega

Enfim, com todo o conjunto disposto no balde, chegou a hora de preparar o plantio devidamente. Isso quer dizer que é hora de regar as batatas, algo importante conforme elas dependem muito de água.

Arejar ao sol também é relevante, pois garante a sustentabilidade do processo de germinação. Mas, tanto a quantidade do sol quanto a rega, devem ser feitas moderadamente, pois, não se pode arriscar perder a plantação pelo excesso.  

Instruções finais de como cultivar batatas em baldes

Siga com essas recomendações durante um período de três meses. Se tudo der certo, você conseguirá cultivar batatas em baldes de forma prospera. No fim, o que fará a diferença é um certo cuidado e paciência.

Antes de você sair: Benefícios da acerola: saiba tudo sobre as vantagens dessa incrível fruta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies