site statistics

Descubra agora como plantar um pé de uva de maneira simples

Método eficaz para se ter uma parreira no quintal, veja como é fácil

A uva, originária da Europa, é uma das frutas mais antigas utilizada na alimentação. Sobretudo, ela contém vitaminas e minerais, como magnésio, cálcio e fósforo. Além dessas características, a fruta é rica em carboidratos, por isso é altamente energética. Portanto, se você gosta dessa delícia e quer saber como cultivá-la, hoje, dia 12 de fevereiro, no AgroNews, do site JornalPrime, você aprenderá como plantar um pé de uva.

Essa fruta é fruto da videira, podendo ser consumida naturalmente. Entretanto, ela é muito utilizada para produzir doces e vinhos. Seu sabor pode ser mais adocicado ou ácido, depende do solo onde é cultivada. Dito isto, veja agora como plantar um pé de uva facilmente no seu quintal.

Veja também: Como plantar acerola no quintal? Veja técnicas infalíveis

Como plantar um pé de uva - Foto: Pixabay
Como plantar um pé de uva – Foto: Pixabay

Como plantar um pé de uva

Para cultivar a videira em casa, você pode fazer a plantação em um canteiro ou vaso. No entanto, primeiramente, precisa preparar a muda. O processo é bem simples. Veja agora:

  • Primeiro, remova as sementes da uva e lave para retirar a polpa;
  • Mergulhe as sementes em água por 24 horas;
  • Em seguida, plante-as em um pote com terra úmida e coloque na geladeira.

Após 2 a 3 semanas a germinação começará. Deixe as mudas ficarem fortes, para posteriormente fazer a plantação definitiva para um vaso ou canteiro.

Assim, leia mais: Como plantar acerola no quintal? Veja técnicas infalíveis

Método para plantar a muda no quintal, vaso ou canteiro

Agora que a muda está formada, o passo seguinte é transferi-la a algum lugar do quintal. Esse é um passo importante, pois seja para um canteiro ou vaso, a planta deve ser irrigada anteriormente. Feito isto, você deverá fazer um buraco no canteiro ou vaso e posicionar a muda, juntando a terra com fertilizador para cobrir a raiz.

Após o plantio, quando a muda estiver com 20 dias, deverá ser utilizado apenas o broto terminal, de preferência o mais forte, e retirar o excesso de folhas e galhos. As irrigações devem ser feitas regularmente, conforme o solo.

Outro ponto importante, é que as videiras gostam de luminosidade, é um fator essencial. Escolha um espaço que receba sol. Vale lembrar que o solo deve ser fundo e bem drenado. Além disso, a área deve ter uma boa circulação de ar.

Do mesmo modo, para o apoio dos ramos, a videira precisa de suporte. Eles podem ser guiados na vertical ou horizontal por arames suspensos. Por fim, cumprindo todos os requisitos, ela iniciará seu processo de produção após 3 anos, e o período de maturação ocorrerá em 30 a 70 dias, sendo assim, a colheita poderá ser feita.

Cuidados a serem tomados com a parreira

No entanto, existem pragas que se alimentam das parreiras, podendo matar as plantas. Se necessário, utilize inseticida. Dentre isso, a falta de claridade e o excesso de umidade, podem acarretar surgimento de doenças fúngicas. Como prevenção, deve-se melhorar a circulação do ar e diminuir o tempo de regadura do solo.

Sendo assim, basta seguir os cuidados e orientações e você terá uma linda plantação. Gostou de aprender como plantar um pé de uva no quintal? Agora é só colocar em prática para começar colher os frutos. Não se esqueça de compartilhar essa matéria com os amigos e familiares para que eles possam acessar o conteúdo.

Saiba mais: Como plantar caqui no quintal: veja técnicas essenciais para ter a fruta em casa à disposição

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies