site statistics

Como adubar coqueiro: aprenda da forma correta de fertilizar sua árvore com essas dicas

Adube corretamente seus coqueiros para melhorar a produção e a qualidade dos frutos

Você sabia que o coqueiro é uma das plantas mais versáteis do mundo? Essa árvore é capaz de produzir mais de 100 subprodutos. Dentre eles os mais consumidos são: água de coco, leite de coco, óleo de coco, fruta in natura, e outros. Hoje, dia 05 de março, você aprenderá como adubar seu coqueiro de maneira correta aqui no Agronews, do Jornal Prime.

A princípio, o coqueiro é uma planta que teve sua origem no Sudeste da Ásia. Pertencente a família das palmeiras, a espécie pode chegar a atingir 30 metros de altura. Muito utilizado também no paisagismo devido à beleza de suas folhagens, o coqueiro é um ótimo exemplar para se ter no jardim de casa. No entanto, para que o cultivo possa dar frutos após um tempo é necessário antes verificar como adubar o coqueiro corretamente. 

Veja também: Descubra como cultivar cactos em vasos: dicas e cuidados essenciais com essa plantinha

Como adubar coqueiro: adube da forma correta, com essas dicas - Reprodução: Pixabay
Como adubar coqueiro: adube da forma correta, com essas dicas – Reprodução: Pixabay

Épocas de adubação do coqueiro

Sobretudo, é necessário ter em mente que os coqueiros demandam alguns cuidados especiais. Sem as adubações adequadas, pode ser que a espécie demore mais para produzir, ou produza frutos pequenos e secos. Dividiremos as aplicações de fertilizante em duas principais épocas, sendo elas:

  • Plantio – O plantio é uma etapa extremamente importante. Neste período, você deverá inserir um adubo orgânico, indispensável para a boa produção do coqueiro. Além da adubação orgânica, no plantio devem ser aplicados fertilizantes minerais contendo ureia, fosforo e potássio, componentes importantes para o desenvolvimento da planta;
  • Formação – Logo depois, na segunda etapa, são indicadas quatro aplicações de adubo químico ao ano. Faça uma aplicação a cada 3 meses contendo N-P-K. Uma vez ao ano, é importante inserir também uma fonte de adubação orgânica (humus de minhoca, esterco ou outra fonte) com cerca de 10 a 20 quilos por coqueiro adulto.

Passo a passo de como adubar corretamente o coqueiro

Antes de iniciar o procedimento, tente identificar os materiais que você já possui em casa. Algumas ferramentas poderão lhe ajudar nesta tarefa. Após separar todo o material, inicie seguindo as etapas abaixo: 

  • Cave com uma pá de jardim um círculo em volta do pé de coqueiro (aproximadamente 50 cm de raio). Afunde a terra o suficiente para simular a uma bacia redonda para que os nutrientes e água se acumulem nesta bacia;
  • Adquira um adubo químico contendo N-P-K e espalhe em volta do círculo;
  • Aplique o esterco por cima do fertilizante químico e espalhe de maneira uniforme ao redor da cova;
  • Regue com água em abundância (100 a 150 litros de água) e tente manter a terra sempre úmida.

Problemas mais comuns

Em suma, sem os devidos cuidados com o seu cultivo, os frutos tendem a ficar secos e murchos. Essas características podem indicar alguns desequilíbrios nutricionais das plantas, além de doenças, entre outros fatores climáticos e hídricos, como, por exemplo, a falta de água.

Em alguns casos de doenças, é preciso consultar um engenheiro agrônomo. Desta forma, você terá a orientação correta dos produtos que podem ser utilizados e as doses adequadas para cada situação.

Agora que você já sabe como adubar coqueiros, basta escolher um local no jardim de casa e colocar em prática todas as dicas. Assim, você terá frutos produzindo o ano todo e de ótima qualidade.

Assim, veja mais: Como plantar tomate em casa: modo fácil e rápido; faça hoje mesmo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade e Cookies